Pedagogia Social e Educação Social: Análises das convergências e divergências teóricas dessas áreas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.2.1645Resumo
As áreas da Pedagogia Social e da Educação Social são recentes no campo acadêmico no Brasil. As práxis educativas dos movimentos sociais, do Terceiro Setor e das Organizações Não Governamentais incorporam os princípios teórico metodológicos em seus trabalhos cotidianos há muitas décadas. Entretanto, nas universidades, o debate sobre essas áreas está em construção. A perspectiva libertária de Paulo Freire e a Educação Popular são considerados os referenciais teóricos fundantes desses dois campos e a principal convergência entre elas. O objetivo deste trabalho é discutir as convergências e divergências teóricas dessas áreas no Brasil. A metodologia foi a revisão de literatura de produções acadêmicas do período de 2000 a 2016 que discutem essas temáticas. Como resultados, observa-se que, nas últimas décadas no Brasil, existe um processo gradual de ampliação dos grupos de estudos, das produções acadêmicas, dos livros, dos artigos, das dissertações e de teses que discutem esses conceitos. Todavia, existem tensões e princípios teóricos divergentes em relação a formação dos educadores sociais no Brasil. Conclui-se que são necessários estudos sobre as convergências e divergências teóricas desses campos para que sejam traçadas políticas públicas consistentes para formação de educadores que atuam e os que desejam atuar em diferentes contextos.
PALAVRAS CHAVE: Pedagogia Social, Educação Social, Formação de educadores
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