Os Três Momentos Pedagógicos e a Abordagem Temática na Educação em Ciências: um olhar para as diferentes perspectivas

Autores

  • Tatiani Maria Schneider Universidade Federal de Santa Maria
  • Catiane Mazocco Paniz
  • Thiago Flores Magoga
  • Marinês Verônica Ferreira
  • Cristiane Muenchen

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1286

Resumo

Este estudo tem com o objetivo identificar as perspectivas de Abordagens Temáticas presentes nos trabalhos que utilizam os Três Momentos Pedagógicos como dinâmica de sala de aula. Além disso, discutir os aspectos relacionados à escolha do tema, à interdisciplinaridade e o papel que o educando assume neste processo, em cada uma das perspectivas identificadas, assim como suas aproximações e distanciamentos. Destaca-se que as perspectivas de abordagem temática identificadas para o desenvolvimento dos Momentos Pedagógicos foram a Abordagem Temática Freireana, Situação de Estudo e Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Sinaliza-se também a importância da construção de currí­culos a partir da dinâmica dos Momentos Pedagógicos como perspectiva curricular.

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Publicado

2018-01-31