A importância dos Parques Infantis do município de Marília/SP (1937-1978)
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10361Resumo
Resumo: os Parques Infantis funcionaram no estado de São Paulo a partir da década de 1930 e em Marília/SP de 1937 a 1978, quando foram transformados em Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). Na cidade em questão, é usual entre os familiares dos educandos matriculados nas Emeis da cidade, se referirem a “parque” ou “parquinho” ao invés de utilizarem “Emei”. A partir disso, buscou-se reconstituir elementos dos Parques Infantis que funcionaram na cidade de Marília/SP, especificamente, a importância dessas instituições. Como procedimento metodológico, mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa bibliográfica e documental, foi realizada pesquisa sobre a História da Educação, enfocando os Parques Infantis, a partir dos procedimentos de localização, identificação, recuperação, reunião, sistematização, seleção, análise e interpretação de fontes sobre a temática nos anos de 1937 a 1978, especificamente textos, atas, legislações, números de jornais marilienses e placas das instituições em que funcionaram os Parques Infantis. A análise foi realizada cotejando informações, justapondo documentos, relacionando texto e contexto, estabelecendo informações constantes, identificando mudanças e permanências. Verificou-se que os Parques Infantis foram importantes instituições educativas, ao atendimento à infância, permanecendo até os dias atuais como nomenclatura popular utilizada para se referir às Emeis de Marília/SP.
Palavras-chaves: Parque Infantil, Educação Infantil, História da Educação.