A importância dos Parques Infantis do município de Marília/SP (1937-1978)

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10361

Resumo

Resumo: os Parques Infantis funcionaram no estado de São Paulo a partir da década de 1930 e em Marília/SP de 1937 a 1978, quando foram transformados em Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). Na cidade em questão, é usual entre os familiares dos educandos matriculados nas Emeis da cidade, se referirem a “parque” ou “parquinho” ao invés de utilizarem “Emei”. A partir disso, buscou-se reconstituir elementos dos Parques Infantis que funcionaram na cidade de Marília/SP, especificamente, a importância dessas instituições. Como procedimento metodológico, mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa bibliográfica e documental, foi realizada pesquisa sobre a História da Educação, enfocando os Parques Infantis, a partir dos procedimentos de localização, identificação, recuperação, reunião, sistematização, seleção, análise e interpretação de fontes sobre a temática nos anos de 1937 a 1978, especificamente textos, atas, legislações, números de jornais marilienses e placas das instituições em que funcionaram os Parques Infantis. A análise foi realizada cotejando informações, justapondo documentos, relacionando texto e contexto, estabelecendo informações constantes, identificando mudanças e permanências. Verificou-se que os Parques Infantis foram importantes instituições educativas, ao atendimento à infância, permanecendo até os dias atuais como nomenclatura popular utilizada para se referir às Emeis de Marília/SP.

Palavras-chaves: Parque Infantil, Educação Infantil, História da Educação.

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Biografia do Autor

Aline de Novaes Conceição, Unesp

Professora efetiva na Universidade Estadual Paulista (UNESP), "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília/SP, professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação- Educação Social (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN) e professora no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei), oferecido pela UNESP, com concentração no Câmpus de Presidente Prudente/SP. Doutora em Educação (2022/ conceito Capes 6/ bolsista do CNPq/Brasil) e Mestra em Educação (2017/ conceito Capes 5/ bolsista do CNPq/Brasil) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, FFC, Câmpus de Marília/SP, com realização de três estágios de docência. É especialista em Educação Especial e Inclusiva (2018) com recebimento de Destaque científico e Pedagoga (2012/bolsista do CNPq/Brasil), pela UNESP, FFC- Câmpus de Marília/SP com premiação do título de Mérito Acadêmico pelo excelente aproveitamento e destaque na conquista da maior média do Curso de Pedagogia (o curso foi composto por três turmas, sendo uma no período matutino e duas no noturno).Também é Psicopedagoga Institucional e Clínica (2015) e especialista em Gestão Educacional (2022). Autora do livro: Espaço e lugar privilegiado para formação de professores: Instituto de Educação 'Fernando Costa' (1953-1975) disponível em: https://lnkd.in/epu4Wvg e, juntamente com Souza, do livro Práticas pedagógicas para mudanças de concepções de deficiências e atitudes sociais em relação à inclusão disponível em: https://shre.ink/m7x4 publicados pela Editora Cultura Acadêmica. Organizadora de dossiês de artigos científicos e livros, autora de artigos científicos, capítulos de livros, trabalhos completos, resumos expandidos e simples, publicados em anais de eventos científicos nacionais e internacionais. Atuou como professora de cursos de Pós-Graduação stricto e lato sensu, como professora efetiva - adjunta do Curso de Pedagogia da UFMS e da Faip, como assistente de Escolas Municipais de Educação Infantil de Marília/SP pela Secretaria Municipal da Educação (com ênfase na formação de professores coordenadores e professores do sistema de ensino em questão), atuou também na Coordenação Pedagógica de uma Emei e como professora da Educação Especial, do Ensino Fundamental e da Educação Infantil em Marília/SP e Garça/SP. Participante do Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar e Educação Inclusiva (OIEE) . Integrante de grupos de pesquisa, a saber: Diferença, desvio e estigma (Dide) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (Gepe). Tem experiência na área da Educação, atuando com ensino, pesquisa e extensão, articulados com os seguintes temas: Educação inclusiva, Educação Infantil, Educação Integral e formação de professores.E-mail: alinenovaesc@gmail.com

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Publicado

2025-12-03