A disciplina de sociologia durante o período remoto: os desafios enfrentados por estudantes do ensino médio em uma escola de Juazeiro-BA
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10101Resumo
Resumo: O presente artigo busca compreender os aspectos que permearam a disciplina de Sociologia em contexto de ensino remoto, bem como, realizar uma reflexão acerca do lugar que a disciplina tem ocupado (ou não) dentro do currículo do ensino médio ao longo dos anos. Toma-se como base e foco principal dessa investigação os sujeitos do processo educativo, dessa forma, essa pesquisa qualitativa se baseia tanto na experiência como bolsista do programa de iniciação à docência, quanto na recolha de dados através de questionário aplicado aos estudantes via do Google Forms, a fim de estabelecer uma visão mais ampla sobre a conjuntura. Através dessa investigação, foi possível concluir que a conjuntura em questão, não só reacendeu desafios educacionais antigos, como também gerou novos, tornando ainda mais difícil o acesso à educação para estudantes mais vulneráveis. Porém, também cabe citar, que mesmo em uma realidade desafiadora, como foi a do ensino remoto, novas perspectivas surgiram juntamente com ferramentas e plataformas digitais, que se mostraram capazes de dinamizar o processo de ensino. Ademais, esse trabalho se mostra fundamental, uma vez que, nunca houve antes a necessidade de se implementar o ensino não-presencial por questões similares as que foram enfrentadas no ano de 2020, em plena pandemia da Covid-19. Logo, por se tratar de um evento totalmente atípico é papel da ciência investigar as implicações dessa realidade, bem como, jogar luz sobre novos caminhos.
Palavras-chaves: Educação, Sociologia, Ensino remoto, PIBID