Perfil dos egressos do Curso de Tecnologia em Agroecologia do IFRN campus Ipanguaçu/RN (2012-2016)
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10045Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o percurso das turmas matriculadas entre 2012 e 2016 no curso superior de Tecnologia em Agroecologia, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Ipanguaçu, com ênfase no percurso formativo dos discentes e nos desafios encontrados ao longo da trajetória acadêmica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, fundamentada em dados obtidos junto à Secretaria Acadêmica da instituição. Os resultados indicam que o grupo feminino apresenta maior representatividade no curso, destacando-se em índices de matrícula e conclusão, mas também em casos de evasão, quando comparado ao grupo masculino. O fenômeno da evasão, longe de ser um problema isolado da região ou do curso analisado, reflete uma tendência nacional influenciada por múltiplos fatores, incluindo questões socioeconômicas, pessoais e estruturais. A análise dos dados permitiu identificar padrões no perfil dos egressos, contribuindo para a compreensão dos desafios enfrentados na formação acadêmica e possibilitando a proposição de estratégias para a melhoria do ensino e da conclusão do curso de Tecnologia em Agroecologia.
Palavras-chaves: agroecologia, egressos, ensino, trajetória acadêmica.