Hiperpartitura: análise da rede de processos na criação de Khorwa-Myalwa, de Mikhail Malt

Lucas Quinamo Furtado de Mendonça, Danilo Rossetti, Jônatas Manzolli

Resumo


Este artigo analisa o processo criativo de Khorwa-Myalwa (2016), para flauta baixo e eletrônica, de Mikhail Malt, criada sob o paradigma da composição assistida por computador (CAC). A nossa visão se ancora em três aspectos: a) as ideias sobre as tecnologias intelectuais e hipertexto do filósofo Pierre Lévy (2010), b) as teorias sobre criatividade computacional de Margaret Boden (2009; 2004) e c) as proposições teóricas a respeito dos modelos de Mikhail Malt (2015) e Ronald Giere (2004). Desenvolvemos então uma nova abordagem que considera o processo criativo como uma rede que entrelaça os vários agentes da CAC. Definimos a noção de hiperpartitura para representar essa rede de ferramentas computacionais, ambientes de programação, bancos de dados e representações que surgem durante a CAC. A hiperpartitura mostra-se uma valiosa ferramenta para a compreensão dos agenciamentos na CAC e é útil tanto ao analista quanto ao compositor interessado em compreender os seus processos.

Palavras-chave


hiperpartitura; composição assistida por computador; música mista; análise do processo criativo;

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