O Ecletismo nas Canções de Câmara para Canto e Piano de Carlos Alberto Pinto Fonseca
Visualizações: 115DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.19Palavras-chave:
Carlos Alberto Pinto Fonseca, Canção de Câmara Brasileira, Nacionalismo, Impressionismo, Ecletismo composicionalResumo
Este artigo aborda as 19 canções de caÌ‚mara compostas por Carlos Alberto Pinto Fonseca para canto e piano. Trata-se de uma siÌntese de trabalhos realizados sobre a obra vocal deste compositor mineiro do seÌculo XX, ainda pouco mencionado na literatura sobre a muÌsica brasileira. ApoÌs uma breve exposição sobre o compositor e seu legado composicional, haÌ uma discussão sobre o ecletismo contido em sua obra e, especialmente, no conjunto das 19 canções de caÌ‚mara sob duas perspectivas: a histoÌrica e a analiÌtico-musical. Sob o ponto de vista histoÌrico, as canções de caÌ‚mara são apresentadas tendo como base as etapas da produção do compositor e os aspectos pessoais e esteÌticos que o influenciaram. Na sequeÌ‚ncia, o ecletismo eÌ discutido com base nos elementos musicais e poeÌticos contidos nas canções: textos, tratamento dado ao piano, presença de vocalises e esteÌticas adotadas, a partir das quais são apresentadas caracteriÌsticas individuais de cada canção.
Downloads
Referências
CALAIS, Raquel; CHANTAL, Mauro. Canção da Retirante (1953) de Carlos Alberto Pinto Fonseca: dados históricos, análise e edição de performance da partitura. Diálogos Musicais na Pós- Graduação: Práticas de Performance. Belo Horizonte, no 5, p. 302-316, 2020.
FERNANDES, Angelo José. De Batuque e Acalanto: uma análise da Missa Afro-Brasileira de Carlos Alberto Pinto Fonseca. Per Musi, Belo Horizonte, no 11, p. 60-72, 2005.
FONSECA, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Entrevista concedida a Sérgio Magnani. Belo Horizonte, 1983. Entrevista.
MAGRINI, Raíssa Amaral. As canções para voz aguda e piano de Carlos Alberto Pinto Fonseca: análise e interpretação. Campinas, 2017, 197 f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.
MATHEUS, Rize Lorenze. Elementos impressionistas na obra composicional de Carlos Alberto Pinto Fonseca, Belo Horizonte, 2010. 100 f. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
MILLER, Richard. A estrutura do canto: sistema e arte na técnica vocal. São Paulo: É Realizações, 2019.
SANTOS, Mauro Camilo de Chantal. Carlos Alberto Pinto Fonseca: dados biográficos e catálogo de obras. Belo Horizonte, 2001. 80 f. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
Sem autor. 400 pontos riscados e cantados na Umbanda e Candomblé. Rio de Janeiro: Eco, 1962.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Angelo José Fernandes, Raíssa Amaral Magrini, Sarah Victória Santibanez Migliori, Heitor Basílio Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.