A composição de El Cimarrón de H. W. Henze: liberdade e referencialidade em uma narrativa musical

Autores

  • Ledice Fernandes de Oliveira Weiss Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.1.2407

Resumo

A composição de El Cimarrón se insere em um momento de grande engajamento político de seu compositor, H. W. Henze, fato que transparece na temática da obra, a autobiografia de um ex- escravo em Cuba, mas também em sua forma, um novo modelo de teatro musical. Analisa-se, portanto, a maneira como o texto original foi tratado para sua versão musical, e como a escrita vocal e instrumental é tratada e se combina a essa dramaturgia para constituir uma "narração" . Observa-se, ainda, como o pensamento politizado do compositor induz escolhas composicionais tais como as diferentes formas de notação (grafismo, indeterminação rítmica), a escrita musical textural e a linguagem majoritariamente atonal. Enfim, identificam-se procedimentos referenciais com relação à cultura geral e cubana, que se propõem à uma releitura ao mesmo tempo distanciada e humorada destas culturas.

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Biografia do Autor

Ledice Fernandes de Oliveira Weiss, Universidade de São Paulo

Ledice F O Weiss estudou violão no Brasil, na Alemanha e na França, com Edelton Gloeden, Turibio Santos, Paul Galbraith, Franz Halasz, Pablo Marquez e David Russell, obtendo diversos diplomas em música, dentre os quais se destacam o Künstlerisches Diplom e o Meisterklasse da Hochschule für Musik Nürnberg-Augsburg obtidos com nota máxima. Ela deu concertos no Brasil, na Alemanha e na França, além de ter participado de projetos teatrais tanto no Brasil como durante sua estadia nos Estados Unidos na Georgia State University. Em sua carreira acadêmica, graduou-se Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo e Mestre em Música e Musicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou Master II na Universidade de Lyon a respeito da obra de H. W. Henze e Doutorado na Université de Bourgogne com tese acerca do papel do violão em obras de teatro musical e instrumental do século XX. Atualmente realiza um pós- doutorado financiado pela FAPESP na Universidade de São Paulo.

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Publicado

01.04.2018

Como Citar

Weiss, L. F. de O. (2018). A composição de El Cimarrón de H. W. Henze: liberdade e referencialidade em uma narrativa musical. Revista Vórtex, 6(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.1.2407

Edição

Seção

Artigos