O Saber-fazer na Formação de Professores para a Inclusão Escolar: um Levantamento Bibliográfico

Tamyris Proença Bonilha Garnica, Gabriela Castro Silva Cavalheiro, Elaine Mussi Hunzecher Quaglio, Vera Lucia Messias Fialho Capellini

Resumo


Estudos que problematizam as dificuldades e os desafios atuais da escola pública brasileira têm apontado a formação docente como um dos aspectos emblemáticos na busca pela democratização e melhoria da educação. Nesse sentido, o presente artigo objetivou analisar em que medida a produção bibliográfica sobre a formação de professores, produzida a partir da implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, tem problematizado a questão do saber-fazer docente no contexto da educação especial. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico em duas bases de dados: Periódicos da Capes e Scielo. Primeiramente, uma busca foi realizada por meio da combinação das palavras-chave "educação especial", “formação docente”, "formação de professores", "saber-fazer docente", "didática", "prática docente", "prática pedagógica", "práticas escolares inclusivas" e "práticas educacionais inclusivas". Em seguida, foram aplicados dois filtros sequenciais, encontrando-se dessa forma 31 artigos. Para discussão dos dados elaborou-se seis categorias: 1. Tipo de pesquisa e instrumentos de coleta de dados; 2. Lócus; 3. Nível de ensino; 4. Participantes; 5. Público-alvo e 6. Foco da formação docente. Concluiu-se após a análise que apenas 10 deles realmente tratavam do saber-fazer docente; sendo que, de modo geral, não discutiam tal questão como objeto central de estudo; fato que aponta para a necessidade de ampliação do debate sobre o fazer docente para a construção de uma escola inclusiva.

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