Astronomia nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental I

Michel Corci Batista, Polonia Altoé Fusinato, Aline Alves de Oliveira

Resumo


Este artigo tem por objetivo investigar os conteúdos de astronomia apresentados nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental I, bem como a forma como são abordados no ensino fundamental I. Nesse trabalho a forma como abordamos os dados foi descrita pela Pesquisa Qualitativa, do tipo descritiva. Realizamos uma análise dos conceitos referentes à astronomia, nas vinte e três coleções destinadas ao ensino de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental. Essas coleções foram avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013). Nossos resultados indicam que de forma geral todas as coleções abordam alguns temas de astronomia, no entanto, não existe um padrão de conteúdos trabalhado e nem dos anos em que um mesmo conteúdo é trabalhado. Podemos ressaltar ainda que os livros didáticos vem melhorando sua estrutura, a cada avaliação, mas que alguns erros apontados em avaliações anteriores ainda persistem, como é o caso de imagens totalmente fora de escala.


Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2013: ciências. – Brasília : Ministério da Educação, 2012.

LANGHI, R. Ideias de senso comum em Astronomia. In: Observatórios Virtuais. São Paulo: IAG/USP, v.CDROM, p. 1-9, 2005.

LANGHI, R.; NARDI, R. Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do Ensino fundamental em relação ao ensino da Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, Limeira, n.2, p.75-92, 2005.

______.Ensino de astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1: p. 87-111, abr. 2007.

______. À procura de um programa de Educação continuada em Astronomia adequado para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XI, Curitiba/PR, 2008, Atas..., São Paulo: SBF, 2008. .

LEITE. C. Os Professores de Ciências e suas Formas de Pensar Astronomia. 2002. Dissertação Mestrado. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.

LEITE, C. & HOSOUME, Y. Astronomia nos livros didáticos de Ciências – Um panorama atual. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro:SBF. 2003.

LONGHINI, M. D. O universo em uma caixa: introdução ao estudo da astronomia na formação inicial de professores de física. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, São Carlos, n. 7, p. 31-42, 2009.

MEES, A. A. Astronomia: Motivação para o Ensino de Física na 8ª Série. 2004. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre.

MORAIS,P. V.; MOREIRA, M. D.; SALES, N. L. L.; Análise de erros conceituais e desatualizações de livros de ciências e geografia após a análise do PNLD. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia – II SNEA 2012 – São Paulo, SP.

PEDROCHI, F. ; NEVES, M. C. D. Concepções Astronômicas de estudantes no ensino superior. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, v. 4, n. 2, 2005.

TIGNANELLI, H. L. Sobre o ensino da astronomia no ensino fundamental. In: WEISSMANN, H. (org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.