(DES)COBRIR-ME: IMPRESSÕES AFRO-BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9649Resumo
O presente artigo apresenta os principais conceitos e elementos da pesquisa em poéticas visuais “(Des)cobrir-me: impressões afro-brasileiras” constituída durante o curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria. O estudo trata da cultura afro-brasileira apresentada através das fotografias do século XIX, e visa construir uma aproximação a essa cultura por meio da visualidade e dos processos artísticos inseridos na poética. Visando entender de que modo (Des)cubro-me através dos moldes que a poética evoca em mim, este estudo se desenvolveu a partir de experimentações em autorretratos e técnicas expandidas com xilogravura. Tecendo conexões entre processos pessoais e artísticos por meio da busca por (Des)cobrir e ressignificar o olhar sobre si a partir do olhar sobre o outro. Com isso, a pesquisa permite o confronto entre o passado e presente por meio da justaposição de visualidades de fotografias do século XIX e discorre sobre as origens das narrativas afro-brasileiras que contam a história da população negra por outra perspectiva.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2024-11-28
Edição
Seção
Dossiê: Poética gravada: processos, contaminações e conexões
Licença
Copyright (c) 2024 Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).