LA DERIVA. Un proyecto Erasmus + colaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9569

Resumo

O livro “La deriva” é um livro de artista colaborativo, que carece de autoria própria, em benefício do coletivo. É uma viagem visual e conceptual que explora a Natureza, através do interior da alma humana, como metáfora da procura, da perda e da descoberta. Nesse sentido, os processos de criação, desenvolvidos através da gravura, dialogam entre a gráfica contemporânea e questões latentes na sociedade como a relação entre o homem e o planeta, gerando um diálogo artístico que destaca o aspecto biológico e botânico, a fragilidade dos territórios, as mudanças climáticas , o desmatamento, a crise hídrica e o efeito estufa.

A atenção ao meio ambiente também é dada com a opção de reciclar o material tetrapak e utilizá-lo como matriz para gravação com ponta seca; Além disso, os textos são criados com processos de fotogravura e impressos deliberadamente sem tinta para evocar a deriva.

O livro de artista coletivo está inserido num projeto Erasmus+ coordenado pelas professoras Marta Aguilar Moreno, da Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid e Elena Molena, da Academia de Belas Artes de Veneza. A colaboração entre os dois professores começou em 2016 e em 2024 pensaram num projeto Erasmus+ partilhado em torno do livro de artista. Foi assim que começou em Madrid, em fevereiro, e terminou em Veneza, em julho de 2024.

Neste Ensaio Visual as imagens fazem parte da pesquisa poética de seus autores, remetendo-nos a registros e depoimentos de experiências em suas próprias poéticas artísticas em prol da comunidade. O enredo é construído pelas imagens, sintetizando os conteúdos do processo de criação de forma ilustrada e concisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

Dossiê: Poética gravada: processos, contaminações e conexões