Preservação do acervo fotográfico da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. Projeto IPHAN-Pr, Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.116-128Resumo
A pesquisa trata de um projeto de preservação, aplicado em um acervo fotográfico com tema da construção da Rede Ferroviária Federal SA - RFFSA. O referido acervo foi encontrado pelo IPHAN-Pr em uma sede da extinta Rede Ferroviária Federal na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil. O IPHAN-Pr, por meio da Política do Patrimônio Cultural Material (PPCM) objetivou a realização do projeto para salvaguarda do acervo. Após o inventario físico, o acervo apresentou uma problemática de uma grande quantidade de itens, totalizando 16.775 fotos, datadas de 1880 a 1885. Após a realização do diagnóstico do acervo, verificou-se que as fotografias possuem vários formatos, diferentes técnicas e apresentavam problemas de deterioração, como: sujidades generalizadas, perdas e acidificação do suporte, rasgos, dobras, vincos, e intervenções inadequadas. A metodologia aplicada seguiu as seguintes etapas: diagnóstico, conservação, restauração, digitalização, levantamento das informações históricas presentes nas fotografias, adaptação e inserção das informações dentro de um software livre ABCD, a fim de realizar o inventário digital. O projeto foi realizado por uma equipe de profissionais composta por: conservador/restaurador, historiador, técnica em conservação, técnicos em digitalização e bibliotecária. Além das técnicas adotadas, o acervo foi acondicionado e armazenado em arquivo deslizante. O projeto foi executado e concluído em quatro anos, sendo que as fotografias se encontram na sede do IPHAN- Pr, em sala climatizada com a possibilidade de cumprir a sua função, de acesso ao patrimônio ferroviário.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Art&Sensorium - Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).