Maureen Bisilliat – fotógrafa, leitora – em registros da cultura imaterial brasileira

Autores

  • Luciana Brandão Leal Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.167-183

Palavras-chave:

Maureen Bisilliat, cultura, fotografia, identidade, literatura, trânsitos.

Resumo

Analisa-se fotografias de Maureen Bisilliat e suas relações com o espaço identitário e imaterial da cultura brasileira. Observa-se como as fotografias documentam e representam as expressões populares, as diásporas indí­genas e africanas constituintes da nossa hí­brida identidade. Maureen Bisiliat, como fotógrafa e leitora, também propõe diálogos surpreendentes e frutí­feros com obras literárias, por ela denominados como um processo de "equivalência fotográfica" . Investiga-se como são representadas temáticas concernentes às manifestações culturais de diversas regiões brasileiras, a partir de imagens que dialogam com a literatura, o folclore, a arte popular, o sincretismo religioso e o trabalho, sobretudo o trabalho de mulheres. Ressalta-se que este artigo se vincula ao projeto de pesquisas "Corpo e territorialidade em fotografias de Maureen Bisilliat e Marcel Gautherot" , registrado na Universidade Federal de Viçosa (2021).

 

Palavras-chave: Maureen Bisilliat, cultura, fotografia, identidade, literatura, trânsitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Brandão Leal, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Letras - Literaturas de Lí­ngua Portuguesa. Atuou como pesquisadora visitante na Universidade de Lisboa. Professora Adjunto III na Universidade Federal de Viçosa -MG. Compõe o corpo editorial do literÁfricas - UFMG (NEIA/GEED). Autora dos livros: "Descolonizar a palavra: poesia moçambicana do século XX" e "Virgí­lio de Lemos e heterônimos: poesia em trânsito", ambos em fase de editoração.

Referências

REFERÊNCIAS

AZEVEDO, Dúnia Pinto. A cumplicidade do olhar na fotografia de Maureen Bisilliat. In: 5º Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação Universidade Federal Fluminense, Niterói. CONECO, UFF. 24 a 26 de outubro de 2012. Disponí­vel em: https://www.academia.edu/4095488/A_cumplicidade_do_olhar_na_fotografia_de_Maureen_Bisilliat Acesso 12/12/2021.

BISILLIAT, Maureen. Hinterland. A João Guimarães Rosa. São Paulo: Gráficos Brunner, 1969.

BISILLIAT, Maureen. Fotografias. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2009.

__________. Maureen Bisilliat: Entrevista concedida ao projeto Realidade: o fotojornalismo (autoral) de uma revista: XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012. Depoimento (abri. 2013). São Paulo: 2013. Arquivo em formato mp3. (101 min).

__________. Maureen Bisilliat. Blog do Instituto Moreira Salles sobre Maureen Bisilliat Disponí­vel em: Acesso em: dezembro de 2021.

BOZIO, Maria Catarina Rabelo. O sertão imagético de João Guimarães Rosa e Maureen Bisilliat: dez descrições. (Monografia) Campinas: Unicamp, 2012. 72 ISSN 2316-6479 I DE JESUS, S. (Org). Anais do VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual: arquivos, memorias, afetos . Goiânia, GO: UFG/ Núcleo Editorial FAV, 2015.

CANDIDO, Antonio. Tese e Antí­tese. 2 ed. (rev.). São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.

CASA NOVA, Vera. Letra, traço e olho: Guimarães Rosa, Arlindo Daibert e Maureen Bisilliat. In: Alea: Estudos Neolatinos. Rio de Janeiro: Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas – Faculdade de Letras. UFRJ, Mar. 2000, v.2, n.1. Disponí­vel em: Acesso em: 25. set. 2014BISILLIAT, Maureen. Sertão, Luz e Trevas. Raí­zes Artes Gráficas Ltda. São Paulo, 1982.

COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.

COSTA, Heloise; SILVA, Renato. A fotografia moderna no Brasil. SP: Cosac & Naify, 2004.

CUNHA, Luiz Manoel Castro. As veredas femininas do "Grande Sertão" , de João Guimarães Rosa, na tradução intersemiótica fotográfica de Maureen Bisilliat. PUC MINAS, BH, 2011.

FERNÁNDEZ, Horácio. Fotolivros Latino-americanos. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

INSTITUTO MOREIRA SALES. https://ims.com.br/2020/09/30/bolsa-ims-de-pesquisa-em-fotografia-2020-maureen-bisilliat-e-marcel-gautherot-edital-e-anexos/

ISER, Wolfgang. A Literatura e o Leitor. Textos de Estética da Recepção. Org. Luiz Costa Lima. 2ª edição revista e ampliada. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 4. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999

PROVOCAÇÕES. Maureen Bisilliat Apresentação: Antônio Abujamra. TV Cultura, programa exibido em 02 de abril de 2010. (07 min. 21 seg) Disponí­vel em: Acesso em: 12. set. 2014

SEGALA, Lygia. Fotografia, folclore e cultura popular. Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, n. 8, p. 81-98, 1999.

SILVA, Carla Adelino Craveiro Silva. Da superfí­cie à raiz: Maureen Bisilliat. ISSN 2316-6479 I DE JESUS, S. (Org). Anais do VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual: arquivos, memorias, afetos . Goiânia, GO: UFG/ Núcleo Editorial FAV, 2015.

TERRITÓRIOS Maureen Bisilliat - Parte 1 – Paraty em foco. Workshop de Egberto Nogueira. Mediação: Juan Esteves. Rio de Janeiro: 6° Festival Internacional FNAC de Fotografia, 2010. 1 ví­deo (7 min. 30 seg.). Disponí­vel em: Acesso em: 10. set. 2014

TURAZZI, Maria Inez (org.). Revista do Patrimônio Histórico e Artí­stico Nacional. Fotografia. Ed. 27, 1998. Disponí­vel em: http://portal.iphan. gov.br/uploads/publicacao/RevPat27.pdf

Downloads

Publicado

2022-06-28 — Atualizado em 2022-07-11

Edição

Seção

Artigos em Poéticas