Arte, jogo e ludicidade: uma experiência emergencial de ensino e extensão remotos
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.015-031Palavras-chave:
Ensino de arte, Jogos, EstéticaResumo
Este artigo se dedica a expor algumas reflexões acerca das relações entre arte e jogo surgidas a partir da experiência de ensino remoto emergencial intitulada Jogos, Poéticas, Estratégias e Gameficação – JPEG, como parte do Campo Remoto, atividade remota emergencial desenvolvida no âmbito dos cursos de artes visuais da Universidade Estadual do Paraná – Campus Curitiba I, no ano de 2020, em razão da pandemia da Covid-19. Dessa experiência surgiu um projeto de extensão universitária chamado Fabrica Ludi, cujo objetivo é desenvolver jogos que têm por tema o universo das artes visuais. Tomando como ponto de partida as teorizações de Johann Huizinga (Homo ludens) e Roger Caillois (Os jogos e os homens) sobre os jogos, são estabelecidos paralelos com o conceito filosófico da autonomia da arte e com a presença da noção de jogo em pensadores como Friedrich Schelling e Ludwig Wittgenstein. A partir desse arcabouço teórico, são apresentados e discutidos dois jogos criados pela equipe do projeto Fabrica Ludi: The Artworld e Gira-gira da arte, em que os conceitos de "mundo da arte" de Arthur Danto e o de ironia como tropo formativo da historiografia, de Hayden White, são empregados para estabelecer situações de ludicidade.
Downloads
Referências
BÜRGER, P. Teoria da vanguarda. Tradução: José Pedro Antunes. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.
CAILLOIS, R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Tradução: Maria Ferreira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
DANTO, A. O mundo da arte. Tradução: Rodrigo Duarte. Artefilosofia, Ouro Preto, n. 1, p. 13-25, jul. 2006.
DICKIE, G. The myth of aesthetic attitude. American Philosophical Quarterly, Champaign, IL, vol. 1, n. 1, p. 56-65, jan. 1964.
ESPAÑOL, S.; PÉREZ, D. Los juegos, los contrastes y las artes. Boletín de Estética, San Martín, no. 33, ano XI, primavera 2015.
GUYER, P. As origens da estética moderna: 1711-35. In: KIVY, Peter (org.). Estética: fundamentos e questões de filosofia da arte. Tradução: Euclides Luiz Calloni. São Paulo: Paulus, 2008. p. 27-61.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução: João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2010.
KRISTELLER, P. O. O sistema moderno das artes: um estudo em história da estética. I. Tradução: Anderson Bogéa. Artefilosofia, Revista do Programa de PoÌs-Graduação em Filosofia da UFOP, n. 27, dez. 2019, p. 2-26.
KRISTELLER, P. O. O sistema moderno das artes: um estudo em história da estética. II. Tradução: Anderson Bogéa. Artefilosofia, Revista do Programa de PoÌs-Graduação em Filosofia da UFOP, n. 30, jan-dez. 2021, p. 2-24.
LONGHI, R. Caravaggio. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.
NUNES, F.V.; SEREZA, L.C.; BOGÉA, A.; POSSARI, J. V.; BODNAR, T.; SANTIAGO, J., ANTUNES, D.; CASTRO, M. P. The Artworld "’ versão preliminar de teste. Curitiba, 2020. Disponível em: <https://sites.google.com/view/fabricaludi/jogos?authuser=4>. Acesso em 28 set. 2021.
NUNES, F. V.; BOGÉA, A.; SEREZA, L. C.; BODNAR, T.; POSSARI, J. V.; PAULA, B.; STRAPASSON, K. Gira-gira da arte "’ regras do jogo. Curitiba, 2021. Disponível em <https://sites.google.com/view/fabricaludi/jogos?authuser=4>. Acesso em 28 set. 2021.
SCHILLER, F. A educação estética do homem: numa série de cartas. Tradução: Roberto Schwarz e Marcio Suzuki. 10ª reimp. São Paulo: Iluminuras, 2017. (Biblioteca Pólen).
ROSENSTONE, R. A história nos filmes, os filmes na história. Tradução: Marcello Lino. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Tradução: Marcos G. Montagnoli. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
WHITE, H. Meta-História: a imaginação histórica do século XIX. Tradução: José Laurênio de Melo. 2a. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
WHITE, H. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. Tradução: Alípio Correia de Franca Neto. 2a. ed. São Paulo: EDUSP, 2014.
WHITE, H. (2018). O passado prático. Artcultura, Uberlândia, v. 20, n.37, p. 9 - 19, jul.-dez. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).