A POÉTICA DA PAISAGEM E O CORPO MIMETIZADO: UMA ESTRATÉGIA DE REINTEGRAÇÃO À NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.2.171-185Palavras-chave:
Paisagem, Corpo, Fotografia, MímesisResumo
O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em
desenvolvimento, que objetiva analisar processos artísticos que se propõem a pensar a paisagem na arte contemporânea. Apresentamos uma análise da série de fotografias que fazem parte do projeto A dúvida da verdade, que se configuram como registros de ações performáticas desenvolvidas no deserto do Atacama (Chile), realizadas pelo artista joinvilense Sérgio Adriano. A partir da análise das imagens, buscamos problematizar algumas questões caras à arte da paisagem, como: espaço, natureza, imagem, corpo e mimese. Considerando que a construção de paisagens resulta da relação do homem com o espaço que habita, buscamos abordar a maneira com a qual Sérgio Adriano desenvolve sua poética
para que possamos refletir sobre o atual estatuto da paisagem. Para isso, apresentamos alguns apontamentos acerca da história da arte da paisagem, seus modos de representação e da questão da mimese e mimetismo na Antiguidade, em Walter Benjamin e Roger Caillois. Ao final, buscamos verificar a consonância do discurso artístico de Sérgio com as suas práticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).