LINHAS DE ÁGUA DE MÁRIO CESARINY E FONTES DE SINTRA DE ANTÓNIO DACOSTA COMO TERRITÓRIO DE CONVERGÊNCIA: VISUALIDADE PLÁSTICA E POÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.2.001-014Palavras-chave:
Artes Visuis, Interdisciplinaridade, Arte ContemporãneaResumo
O artigo tem como objetivo estudar a persistência do elemento líquido, recorrente no imaginário surrealista português, em obras como Linhas de água de Mário Cesariny ou Fontes de Sintra de António Dacosta, numa articulação com as poéticas dos autores e de António Maria Lisboa.O estudo evidencia uma identificação com o feminino e o materno, assumidos como espaço de integração e unificação, testemunho de um sentimento primitivo de unidade e integridade corporal. Na obra de Mário Cesariny, o mar, representado exaustivamente nas Linhas de água e evocado nos poemas, impõe-se como elemento transformador que desmaterializa, dissolve e incorpora o ser, reintegrando-o numa dimensão una. O mar, entendido como elemento dissolvente e reconstituinte, força destrutiva e transformadora é a metáfora do processo criativo. Na obra de António Dacosta o elemento líquido assume igualmente uma expressão integradora e unificadora, metáfora do espaço-tempo materno. A análise e interpretação da série Fontes de Sintra evidencia a representação de um espaço-tempo ideal, destituído de angústia e ansiedade, anterior a qualquer separação ou perda, implícito na imagem da fonte entendida como retorno às fontes matriciais, na firmação do espaço fechado como metáfora da intimidade materna ou no entendimento da água como substância nutritiva ou leite inesgotável.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).