PAISAGENS EXPANDIDAS - CORRELAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA E ARTES
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.1.13-26Palavras-chave:
Paisagem, Land art, geografia sistêmica, poéticas contemporâneas, CerradoResumo
O presente artigo buscará fundamentar uma compreensão sistêmica da paisagem natural no interior das discussões da land art (décadas de 1960 a 1970). Para tanto, lançarei mão de conceitos e artigos da geografia no intuito de aprofundar tal compreensão. Como fundamentação, foi escolhido o viés da geografia sistêmica em contraposição às teorias fenomenológicas e marxistas do conceito – as quais acabam sendo bastante utilizada por artistas que tratam do conceito (Milton Santos & Denis Cosgrove, por exemplo) –, haja vista que o corpus sistêmico parece fornecer noções fortemente atreladas aos objetivos secundários de meu projeto para o doutorado em Artes: a saber: a) compreender a dinâmica entre indivíduo e paisagem num contexto maior de interdinâmicas, as quais interferem em nossa percepção da paisagem, utilizando para tanto fatores como clima, geomorfologia, relevo, vegetação e ações antrópicas/culturais no contexto do bioma Cerrado; e b) obter conhecimentos tecno-científicos mais detalhados sobre o Cerrado de modo que tais conhecimentos venham fornecer bases operacionais para ações artísticas naquele domínio morfoclimático. Tal proposta visa não apenas ilustrar o corpo teórico que aqui se utiliza, mas também compreender os processos envolvidos na formatação da paisagem de forma complexa.
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