A CARNE QUE SOBRA

O GROTESCO COMO OPERAÇÃO HETEROLÓGICA NA OBRA DE SIBYLLE RUPPERT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.11118

Palavras-chave:

Grotesco, Heterologia, Informe, Excesso, Transgressão

Resumo

Este artigo investiga a obra da artista alemã Sibylle Ruppert, destacando-a como uma manifestação do grotesco que desafia e ultrapassa as classificações artísticas tradicionais por meio do obsceno, da violência e do absurdo. A partir de uma distinção com a biomecânica de H. R. Giger, o estudo propõe que o grotesco em Sibylle Ruppert não se limita à fusão entre orgânico e máquina, mas opera como um processo de desestabilização alinhado à heterologia de Georges Bataille. A análise articula o grotesco com os conceitos de informe e heterologia, com o propósito de demonstrar como a artista dissolve as fronteiras corporais para expor uma materialidade obscena e irredutível, abordada como “carne-em-excesso”. Por meio da análise de seus desenhos, especialmente as séries para o Marquês de Sade e Lautréamont, e da comparação com a lógica do “corpo anagramático” de Hans Bellmer, o artigo investiga como Sibylle Ruppert utiliza a fragmentação, a montagem e a metamorfose para criar um universo onde não há síntese possível. Conclui-se que a obra da artista alemã mobiliza o grotesco não apenas como excesso formal, mas como uma operação heterológica que encena o colapso da forma e da razão, transformando a fantasia onírica associada ao grotesco em uma vertigem de pesadelo, onde a única constante é a tensão irresolvível entre forças opostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Rodrigues da Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor Doutor das disiciplinas de História da Arte, Teoria e Crí­tica de Arte, do departamento de Disciplinas Teóricas e Psicopedagógicas da Escola Guignard (Universidade do Estado de Minas Gerais).

Referências

ASTRUC, Rémi. Le Renouveau Du Grotesque Dans Le Roman Du Xxe Siecle: Essai d'Anthropologie Litteraire. Paris: Classiques Garnier, 2010.

BACHELARD, Gaston. Lautréamont. Translated by Robert S. Dupree. Dallas: The Pegasus Foundation, 1986.

BAKHTIN, Mikhail Mithailovitch. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1987.

BATAILLE, Georges. A literatura e o mal. Tradução de Suely Bastos. Porto Alegre: L&PM, 1989.

BATAILLE, Georges. Documents. Tradução de João Camillo Penna e Marcelo Jacques de Moraes. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.

BATAILLE, Georges. Oeuvres complètes I. Paris: Gallimard, 1970a.

BATAILLE, Georges. Oeuvres complètes II. Paris: Gallimard, 1970b.

BELLMER, Hans. Petite anatomie de l’inconscient physique ou l’anatomie de l’image. Paris: Éditions Allia, 2008.

BLANCHOT, Maurice. Lautréamont e Sade. Tradução de Eclair Antonio Almeida Filho. São Paulo: Lumme Editor, 2014.

BOIS, Yve-Alain; KRAUSS, Rosalind. Formless: a user’s guide. New York: Zone Books: 1999.

CARROLL, Noël. A Filosofia do Horror ou paradoxos do coração. Campinas: Papirus: Ed, Unicamp, 1993.

CONNELLY, Frances S. The grotesque in western art and cultures: the image at play. New York: Cambridge University Press, 2012.

CRÉTÉ, Marielle. Bellmer's biography. In: Hans Bellmer: catalogue of exhibition. Paris: CNACarchives, 1971.

CROWLEY, Patrick; HEGARTY, Paul (Orgs.). Formless: way in and out of form. Bern: Peter Lang, 2005.

EDWARDS, Justin D.; GRAULUND, Rune. Grotesque. London; New York: Routledge, Taylor & Francis Group, 2013.

ERNST, Max. Une semaine de bonté: a surrealistic novel in collage. New York: Dover Publications, 1976.

GASCHÉ, Rodolphe. The Heterological Almanac. In: BOLDT-IRONS, Leslie Anne (Org.). On Bataille: Critical Essays. Albany: State University of New York Press, 1995.

GLASER, Horst Albert. Ein materialistischer Allegoriker der Lust (Um Alegorista Materialista da Volúpia). In: BELLMER, Hans. Bellmer- Graphik. Köln: Studio 69, 1970.

HANSEN, Maria Fabricius. The Art of Transformation: Grotesques in Sixteenth-Century Italy. Rome: Edizioni Quasar di Severino Tognon, 2018

HARPHAM, Geoffrey Galt. On the grotesque: strategies of contradiction in art and literature. New Jersey: Princeton University Press, 2006.

HOLLIER, Denis. Against architecture: the writings of Georges Bataille. Trad. Besty Wing. Massachusetts: The MIT Press, 1989.

JOUFFROY, Alain. Bellmer. Chicago: Copley Foundation, 1960.

KAYSER, Wolfgang. O grotesco. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1986.

KLOSSOWSKI, Pierre. Sade, meu próximo. Precedido de O filósofo celerado. Tradução de Armando Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1985.

LAUTRÉAMONT, Comte de. Os cantos de Maldoror. Tradução de Cláudio Willer. São Paulo: Iluminuras, 2018.

LIBERTSON, Joseph. Bataille and communication: savoir, non-savoir, glissement, rire. In: BOLDT-IRONS, Leslie Anne (Org.). On Bataille: critical essays. Albany: State University of New York, 1995.

MERQUIOR, José Guilherme. A escola de Bocage. In: MERQUIOR, José Guilherme. Razão do poema: ensaios de crítica e de estética. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1965.

NAKAS, Kassandra; ULLRICH, Jessica (Orgs.). Scenes of the Obscene: The Non‑representable in Art and Visual Culture, Middle Ages to Today. Weimar: VDG, Verlag und Datenbank für Geisteswissenschaften, 2014.

RUPPERT, Sibylle. Dessins pour Lautréamont. Prefácio de Alain Robbe-Grillet. Paris: Galerie Bijan Aalam; Cébazat: Natiris, 1980.

SADE, Donatien Alphonse François de. Os 120 dias de Sodoma ou a escola da libertinagem. Tradução de Alain François. São Paulo: Iluminuras, 2008.

SADE, Donatien-Alphonse-François, marquis de. Die Philosophie im Boudoir. Tradução de Rolf e Hedda Soellner. Ilustrações de Sibylle Ruppert; introdução de Guillaume Apollinaire; posfácio de Jacques Lacan. Edição de Axel Matthes. München: Rogner & Bernhard, 1972.

THACKER, Eugene. Tentacles longer than night (Horror of philosophy vol. 3). Washington: Zero Books, 2015.

WEBB, Peter; SHORT, Robert. Hans Bellmer. London: Quartet Books, 1985.

Downloads

Publicado

2025-10-04

Edição

Seção

Artigos