BIRDMAN E O SENTIDO DA EXISTÊNCIA

ANÁLISE FÍLMICA CELEBRANDO 10 ANOS DE UMA "MASTERPIECE"

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9827

Resumen

Neste texto, proponho uma análise fílmica de base hermenêutica para o filme Birdman (ou a inesperada virtude da ignorância) escrito e dirigido por Alejandro Gonzalez Iñarritu. Esta obra é aqui considerada em relação às interpenetrações e interações entre os planos filosóficos, simbólicos, perceptuais e técnicos realizados no filme. Estes domínios são complementados com reflexões sobre aspectos da cinematografia e da transdiegese ocorrente na trilha sonora com o objetivo de interpretar as múltiplas camadas de significado e as questões existências propostas no enredo. Desse modo, intento demonstrar a absoluta organicidade do filme de modo a justificar, com base em critérios artísticos, o adjetivo masterpiece explícito no título deste artigo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antenor Ferreira Correa, Universidade de Brasí­lia

Bolsista Produtividade (PQ2) do CNPq. Professor Associado da Universidade de Brasília. Compositor, percussionista e docente permanente do PPG Artes Visuais da UnB e Coordenador do MediaLab/UnB. Suas pesquisas envolvem as relações entre som e imagem em obras audio-visuais, tais como, cinema, visual music, video arte, instalações sonoras, animação e teatro.

Publicado

2024-10-25 — Actualizado el 2024-10-26

Versiones

Número

Sección

Artigos