Espinho-vivo: a caminho de uma poética contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.237-249Palabras clave:
Poética contemporânea, corpo, dor, espinho, cacto.Resumen
Este artigo, composto por três partes, aborda o fazer e o pensar da prática contemporânea. Por meio de um caminho íntimo e subjetivo, o discurso apresenta a poética do Garoto-cacto – uma identidade imaginada na arte – e como a materialidade ríspida dos espinhos se torna potente e, especialmente, sensível no trabalho. As ações ou os atos performáticos, por sua vez, são delineados pelo pensamento, pela superfície do corpo como suporte visual e, em sua narrativa, atravessados pelo reflexo da pandemia do coronavírus. A pesquisa que se encontra em andamento, em suma, aborda o processo de pensar dores pessoais a partir do corpo e da estética da dor.
Descargas
Citas
Livros
BADIOU, Alain. Em busca do real perdido. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. 61 p. (Coleção Filô)
BOURRIAUD, Nicolas. Radicante: por uma estética da globalização. São Paulo: Martins Martins Fontes, 2011. 192 p.
CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. 2. ed. São Paulo: Lemos Editorial, 2002. 311 p.
CHNAIDERMAN, Miriam. Inventando corpos e/ou desvelando o erótico em inquietante devassidão: o encantamento dolorido. In: PACHECO, Nazareth. Nazareth Pacheco. São Paulo: D&Z, 2003. 96 p.
HAN, Byung-Chul. Sociedade paliativa: a dor hoje. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021. 115 p.
LE BRETON, David. Antropologia da dor. São Paulo: Fap-Unifesp, 2013. 245 p.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 2011. 160 p.
TOMKINS, Calvin. As vidas dos artistas. São Paulo: BEI Comunicação, 2009. 274 p.
Artigos e/ou matéria de jornais em meio eletrônico
GULLAR, Ferreira. Dor e Arte. Folha de São Paulo, São Paulo, 7 mai. 1995. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/5/07/mais!/16.html>. Acesso em: 26 ago. 2021.
MENDES, Tatyane. Entenda o Shibari: método japonês de amarração do parceiro por prazer. Metrópoles, 20 out. 2018. Disponível em: <https://www.metropoles.com/colunas/pouca-vergonha/entenda-o-shibari-metodo-japones-de-amarracao-do-parceiro-por-prazer>. Acesso em: 26 ago. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).