Olhar o outro: Possibilidades da Arte Contemporânea

Autores/as

  • Sabrina Esmeris Universidade Feevale
  • Ernani Mugge Universidade Feevale
  • Laura Ribero Rueda Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.117-130

Palabras clave:

Artes Visuais, Interdisciplinaridade, Arte Contemporânea.

Resumen

O artigo aborda a temática da alteridade, analisando sua presença na arte contemporânea, especificamente na fotografia. Para tal, apresenta, inicialmente, um breve ensaio sobre o olhar para refletir sobre os instrumentos presentes na fotografia e que permitem observações mais profundas das diferentes realidades. Após, o texto expõe a análise da série de fotografias denominada Domestic, de Julie Moos, estabelecendo reflexões a partir das possibilidades interpretativas das imagens e, também, sobre a sensibilização do olhar. Por fim, a discussão volta-se sobre a questão do outro, insinuando que as relações entre colonizado e colonizador atravessam os séculos. Com base nesse posicionamento, é possí­vel concluir que essas evidências ainda se manifestam em produções artí­sticas contemporâneas, porém, transgredindo padrões estabelecidos pela visão eurocêntrica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sabrina Esmeris, Universidade Feevale

Mestra em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale – Novo Hamburgo/RS. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre/RS. Bacharela em Artes Visuais pela Universidade Feevale. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4050-3334. E-mail: sabrinaesmeris@gmail.com.

Ernani Mugge, Universidade Feevale

Doutor em Literatura brasileira, portuguesa e luso-africana (UFRGS). Professor e pesquisador na Universidade Feevale/RS, atuando no curso de Letras e no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8243-8759. E-mail: ernani@feevale.br.

Laura Ribero Rueda, Universidade Feevale

Doutora em Artes Visuais pela Universitat de Barcelona, Espanha. Professora e pesquisadora na Universidade Feevale/RS, atuando no curso de Artes Visuais e Fotografia e no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5675-7721. E-mail: laurarueda@feevale.br.

Citas

ANDRADE, Rosane de. Fotografia e Antropologia: Olhares Fora-dentro. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.

COLI, Jorge. O que é Arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.

ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.

MONNET, N.; SANTAMARíA [eds.]. Fotografí­a y alteridades. A vueltas con los usos de la fotografí­a y el sentido de los otros. Revista Quaderns-e. Instituto Catalí d"™Antropologia, número 16 (1-2), p.1-15, 2011.

MOOS, Julie. Beverly & Malinda. Imagem. Disponí­vel em: <http://www.fredericksfreisergallery.com/>. Acesso em: 28 abr. 2021.

MOOS, Julie. Julie & Tatie. Imagem. Disponí­vel em: <http://www.fredericksfreisergallery.com/>. Acesso em: 28 abr. 2021.

MOOS, Julie. Lawrence & Dick. Imagem. Disponí­vel em: <http://www.fredericksfreisergallery.com/>. Acesso em: 28 abr. 2021.

MOOS, Julie. Martin & Raymond. Imagem. Disponí­vel em: <http://www.fredericksfreisergallery.com/>. Acesso em: 28 abr. 2021.

MURIENTE PÉREZ, J. A. Puerto Rico, la herida por la que sangra Nuestra América. Correo de Nicaragua, número 9, p.48-58, 2010.

OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

RUEDA, L. R.; SOUZA, G.; BECKER, A. Deslocamentos na percepção do Outro colonial desde a arte contemporânea. OuvirOUver. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, v.16, n.1, p.160-173, jan.jun. 2020.

SONTANG, Susan. Ante el dolor de los demás. (A. Major, Trad.) Madrid: Santillana Ediciones Generales, S.L, 2003.

TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

VITELLI, Celso. Estação adolescência: identidades na estética do consumo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

Publicado

2021-10-25

Número

Sección

Artigos