Transmídia e Criação Artística Autoral: A Aurora Pós-humana.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2015.2.1.148-160Palabras clave:
transmídia, arte, processo criativo.Resumen
O artigo conceitua brevemente transmídia, problematiza a segmentação da criação artística no âmbito da academia e da sociedade e propõe uma revisão do conceito de artista criador "compartimentado" - que teme experimentar outras linguagens - ao trazer o contexto da criação transmidiática para o campo das artes, tomando como referência o pensamento de R. Buckminster Fuller. Propõe a possibilidade do uso da transmídia como espaço para a criação artística autoral e apresenta o universo ficcional transmídia da "Aurora Pós-humana" , criado pelo artista Edgar Franco, destacando suas bases fundamentais e os referenciais teóricos para o seu desenvolvimento. Finalmente apresenta algumas das criações em múltiplas mídias e suportes produzidas no contexto da "Aurora Pós-humana" como: histórias em quadrinhos, - com destaque para o álbum BioCyberDrama Saga e a revista periódica Artlectos e Pós-humanos-, HQtrônicas, Web arte, Gamearte, instalações interativas, música, performances cíbridas, aforismos e HQforismos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).