Y Solamente Social: Poéticas Visuais para reafirmar que o pessoal é político
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.164-180Palabras clave:
Poéticas visuais, Autorretrato, Performance, Autobiografia, Frida Kahlo.Resumen
O presente artigo objetiva analisar a exposição virtual Y Solamente Social, criada de modo coletivo e inspirada na relação entre a atual experiência de isolamento social ocasionada pela pandemia de COVID-19, os períodos de isolamento social vividos pela pintora mexicana Frida Kahlo, devido às suas enfermidades, e o constante isolamento social vivido por grupos marginalizados pelo racismo, preconceito, e outras formas de injustiça social. Dentro do conjunto da pesquisa qualitativa em arte, este estudo se organiza a partir da abordagem metodológica da bricolagem, fazendo uso de conceitos de diferentes campos do saber para produzir interpretações em uma perspectiva multidirecional e interdisciplinar. Com isso, compreende-se o afastamento social como um tempo-espaço de criação de poéticas visuais que conjugam as vivências individuais e a problemática social, apontando a importância da relação entre o pessoal e o político, e enfatizando a criação artística coletiva e o entrecruzamento do autorretrato com a performance como uma forma de Ecologia de Saberes.
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