O Eros em uma sociedade cansada: uma busca narcisista pelo outro através dos videogames

Autores/as

  • José Antônio Loures Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasí­lia. Brasí­lia, Distrito Federal – Brasil.
  • Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa Doutorando em Educação Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.114-129

Palabras clave:

videogames, sexualidade, hiper-realidade, cosplay, pós-humanismo

Resumen

O artigo se propõe a discutir os videogames como meio para o preenchimento de uma lacuna entre as relações humanas. Em uma sociedade cansada, a busca por afeto através do outro como reafirmação das próprias crenças e realidade. Esse quadro, por sua vez, tem sido constantemente reafirmado nos cenários de pandemia da Covid-19. Nesse sentido, os videogames e jogadores estão inseridos em uma hiper-realidade que oferta o webnamoro. Além disso, relacionamos respostas de um questionário realizado com 1121 participantes acerca dos videogames e sexualidade, com o cosplay em um contexto pós-humano. E por fim, uma entrevista com Lola Waifu, uma acompanhante que atende seus clientes de cosplay de personagens de videogames.

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Biografía del autor/a

José Antônio Loures, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasí­lia. Brasí­lia, Distrito Federal – Brasil.

Artista multimí­dia e doutorando no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais pela Universidade de Brasí­lia. Mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Também pesquisa sobre transhumanismo, jogos de tabuleiro, cibercultura e práticas divinatórias. E-mail: jloures-arte@hotmail.com.

Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa, Doutorando em Educação Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco.

Doutorando em Educação Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Grupo de Pesquisa Mí­dias Digitais e Mediações Interculturais (CNPq: Edumatec/UFPE). E-mail: caiotuliocosta3@gmail.com.

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Publicado

2020-11-27

Número

Sección

Eixo Temático "Arte e Covid-19"