Felicidade Clandestina: Uma Fotonarrativa Baseada em Bordados de Marjane Satrapi

Autores/as

  • Janaynne Carvalho do Amaral Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais
  • Ana Rita Vidica Fernandes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2015.2.1.74-88

Palabras clave:

Direção de Arte, Fotonovela, Adaptação, Irã.

Resumen

Esta comunicação busca descrever e refletir sobre a Direção de Arte aplicada ao processo de adaptação e produção da fotonorrativa Felicidade Clandestina a partir de uma cena da obra Bordados da iraniana Marjane Satrapi. Para tanto, foram analisados dados biográficos e aspectos estéticos da autora, assim como conceitos sobre a linguagem dos quadrinhos, da fotografia e do teatro. Como estudo de caso, e evidenciando o contraste entre a percepção do universo feminino do Ocidente e do Oriente Médio, através de uma análise técnica e estética, a produção de fotonovelas da Revista Grande Hotel de 1960 foi estudada em conjunto com os desenhos de Marjane Satrapi. Faz-se uma revisão do potencial expressivo da fotonovela, melhor qualificada, no presente contexto sobre o conceito de fotonarrativa, questionando os preconceitos que cercam tanto o gênero, quanto à visão sobre a posição da mulher e a cultura iraniana.

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Biografía del autor/a

Janaynne Carvalho do Amaral, Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais

Mestranda em Antropologia Social na Universidade Federal de Goiás – UFG, na linha de etnografia das ideias e dos repertórios culturais. Graduada em Direção de Arte da Escola de Música e Artes Cênicas – EMAC/UFG. Foi assistente de produção cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás de abril de 2011 a junho de 2013. É colaboradora do Grupo de Pesquisa Galabra de Estudos da Cultura da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência em Direção de Arte, com ênfase em Fotografia e produção de eventos artí­sticos e culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, shows musicais, representação, memória,Oriente Médio e Irã.

Endereço para acessar o CL: http://lattes.cnpq.br/2154589731754658

Ana Rita Vidica Fernandes, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em História (Faculdade de História-UFG/École des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS), Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais-UFG (2007), Bacharel em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2003). Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotografia e Análise de Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, publicidade, arte, fotoclube e intervenção urbana. Como fotógrafa ganhou o prêmio I Concurso Internacional sobre Periodismo e Genero, participou de exposições coletivas regionais, nacionais e internacionais e uma exposição individual, intitulada "Obra Marginal", contemplata pela Bolsa de Apoio í  produção artí­stica no Brasil, da FUNARTE . Atualmente é professora do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordena o Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem vinculado í  UFG. Principais Publicações: livro "Clube da objetiva (1970-1989): um fotoclube no central do Brasil", artigos na Revista Boletim 3, do Grupo de Estudos Arte&Fotografia ECA-USP, Revista Coleção Desenrêdos do Programa de pós-graduação da FAV-UFG, Coleção SciElo e Anais do Museu Paulista.

Endereço para acessar o CL:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771643Z6


Publicado

2015-06-24

Número

Sección

Artigos