A obra de arte como coisa suplérflua
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.87-98Palabras clave:
Estética, Filosofia, Arte ContemporâneaResumen
A arte desenvolveu-se bem no ocidente, apesar do preconceito filosófico iniciado com Platão e seguido pela igreja judaico-cristã. Tentativas de domesticar os efeitos cognitivos da arte sobre a sensibilidade humana, conduziram a estratégias filosóficas e religiosas, cujo objetivo visava abolir a sensualidade das obras, substituindo-as por conceitos inteligíveis, preparando um fim para a experiência artística. Este artigo apresenta argumentos em favor da arte como conhecimento autônomo, contra a ideia de inutilidade da obra artística.Palavras-chave: obra de arte, filosofia, abstração, inteligibilidade.
Descargas
Citas
BENVENISTE, Emile. Problemas de Linguística Geral. S. Paulo. Ed. Universidade de São Paulo,
CAUQUELIN. Anne. Teorias da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
ECO, Umberto. Kant e o ornitorrinco. Rio de Janeiro: Record, 1998.
GODFREY, Tony. Conceptual art. Singapura: Phaidon Press Limited, 1998.
HADOT, Pierre. O que é a filosofia antiga. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
HERWITZ, Daniel. Estética: conceitos-chave em filosofia. Porto Alegre: Armed, 2010.
MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
NIETZSCHE, Friedrich. A filosofia na era trágica dos gregos. In.: Friedrich Nietzsche: obras
escolhidas. Porto Alegre: L&PM, 2013.
ONFRAY, Michel. Contra-história da filosofia 1: as sabedorias antigas. São Paulo: Martins Fontes,
SEMELER, A. M. R.; CARMO, Juliano do. A Neuroestética como retomada da experiência estética
enquanto forma de conhecimento visual. Porto Alegre: Intuitio, Vol 4, nº 2, 2011.
SONTAG, Susan. Contra a interpretação. Porto Alegre: L&PM, 1987.
SÜSSEKIND, Pedro. Greenberg, Danto e o fim da arte. Belo Horizonte: Kriterion Revista de
Filosofia, Vol. 55, nº 129, 2014. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-
X2014000100019 (Acessado em 16 de abril de 2019)
WILLATS, Stephen. Art and social function. Hong Kong: Ellipsis London LTD., 2000.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).