A obra de arte como coisa suplérflua
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.87-98Keywords:
Estética, Filosofia, Arte ContemporâneaAbstract
A arte desenvolveu-se bem no ocidente, apesar do preconceito filosófico iniciado com Platão e seguido pela igreja judaico-cristã. Tentativas de domesticar os efeitos cognitivos da arte sobre a sensibilidade humana, conduziram a estratégias filosóficas e religiosas, cujo objetivo visava abolir a sensualidade das obras, substituindo-as por conceitos inteligíveis, preparando um fim para a experiência artística. Este artigo apresenta argumentos em favor da arte como conhecimento autônomo, contra a ideia de inutilidade da obra artística.Palavras-chave: obra de arte, filosofia, abstração, inteligibilidade.
Downloads
References
BENVENISTE, Emile. Problemas de Linguística Geral. S. Paulo. Ed. Universidade de São Paulo,
CAUQUELIN. Anne. Teorias da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
ECO, Umberto. Kant e o ornitorrinco. Rio de Janeiro: Record, 1998.
GODFREY, Tony. Conceptual art. Singapura: Phaidon Press Limited, 1998.
HADOT, Pierre. O que é a filosofia antiga. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
HERWITZ, Daniel. Estética: conceitos-chave em filosofia. Porto Alegre: Armed, 2010.
MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
NIETZSCHE, Friedrich. A filosofia na era trágica dos gregos. In.: Friedrich Nietzsche: obras
escolhidas. Porto Alegre: L&PM, 2013.
ONFRAY, Michel. Contra-história da filosofia 1: as sabedorias antigas. São Paulo: Martins Fontes,
SEMELER, A. M. R.; CARMO, Juliano do. A Neuroestética como retomada da experiência estética
enquanto forma de conhecimento visual. Porto Alegre: Intuitio, Vol 4, nº 2, 2011.
SONTAG, Susan. Contra a interpretação. Porto Alegre: L&PM, 1987.
SÜSSEKIND, Pedro. Greenberg, Danto e o fim da arte. Belo Horizonte: Kriterion Revista de
Filosofia, Vol. 55, nº 129, 2014. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-
X2014000100019 (Acessado em 16 de abril de 2019)
WILLATS, Stephen. Art and social function. Hong Kong: Ellipsis London LTD., 2000.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).