Rumores de um comum: bases de um estar-junto na arte

Autores/as

  • Bruno Gomes de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.234-248

Palabras clave:

Estar-junto. Comunidade. Arte contemporânea

Resumen

Sugerindo um instrumental teórico que ajude a fundamentar as bases conceituais mais essenciais das práticas artí­sticas contemporâneas pautadas em coletividade e convivialidade, o texto reflete sobre parte da herança conceitual de alguns dos principais filósofos que repensaram o conceito de comunidade. Sobretudo, a partir do pensamento de Jean-Luc Nancy, atentando-se para suas aproximações e distanciamentos às abordagens de nomes como: Martin Heidegger, Georges Bataille e Giorgio Agamben. Aproximações que contribuem para reflexões mais aprofundadas sobre a essência por trás do anseio de estar-junto de certa vertente da produção artí­stica contemporânea.

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Biografía del autor/a

Bruno Gomes de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Formado em Artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora, é mestre e doutor em Arte e cultura contemporânea pela UERJ.

Citas

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Publicado

2020-05-25

Número

Sección

Artigos