Neurociências: A Filosofia e o Novo Status do Inconsciente

Autores/as

  • Marcos H. Camargo Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Curitiba II

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.2.017-029

Palabras clave:

inconsciente, consciência, pensamento, estética.

Resumen

RESUMO: este artigo reúne autores da neurociência e ciências cognitivas, para tecer um breve panorama sobre recentes avanços cientí­ficos de suas áreas de pesquisa. Discorremos sobre novas concepções acerca da entrada de dados pelos órgãos dos sentidos, as consequências emocionais da interocepção e da percepção, além das atribuições das esferas do inconsciente e da consciência. A quantidade de informações ambientais e internas que segue para o inconsciente selecionar, desabilita ao menos duas crenças tradicionais: a falta de qualidade das informações disponibilizadas pelos sentidos fí­sicos e a obscuridade do inconsciente, que se acreditava ser um vasto abismo de traumas e instintos grosseiros.

PALAVRAS-CHAVE: inconsciente; consciência; pensamento; estética.

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Biografía del autor/a

Marcos H. Camargo, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Curitiba II

Especialista em História do Pensamento Contemporâneo (PUC-PR, 1987). Especialista em Economia e Sociologia (PUC-PR, 1988). Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP, 2003). Doutor em Artes Visuais (IAR-UNICAMP, 2010). Pós-doutor pela Escola de Comunicação (UFRJ, 2015). Professor de Graduação de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade (UTP, 2004-2006). Professor de Graduação em Cinema e Audiovisual, Artes Cênicas, Música e Dança (Campus de Curitiba II – UNESPAR, desde 2006). Coordenador do Curso de Graduação em Cinema e Audiovisual (2011-2013). Chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus de Curitiba II (UNESPAR, 2014-2018). Professor de Pós-graduação stricto senso do Mestrado Profissional em Artes (Campus de Curitiba II, UNESPAR, desde 2018). Pesquisador nas áreas de Filosofia, Estética e Semiótica. Profissional de mercado nas áreas de Comunicação, Publicidade e Marketing. Diretor de Planejamento Publicitário (Banco BAMERINDUS, 1990-1994). Diretor de Marketing Institucional (Associação Comercial do Paraná, 1999-2001). Autor do livro: Cognição estética: o complexo de Dante. São Paulo: Annablume, 2013; e do livro: Formas diabólicas: ensaios sobre cognição estética. Londrina: Syntagma, 2017.

Citas

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Publicado

2019-11-08

Número

Sección

Artigos