Das Vedutes às Vistas Urbanas: Olhar para a Belo Horizonte de 1910
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.201-214Palabras clave:
Vista Urbana, Fotografia, Cartão Postal, Arquitetura Eclética, Belo HorizonteResumen
A considerável produção das chamadas vedutes durante o século XVIII nos aponta o prenúncio de um mercado que viria a tomar corpo no final do século seguinte. Com a popularização da fotografia e a criação dos cartões postais a partir de 1880, as vistas urbanas caem no gosto de um público ávido por conhecer as belezas construídas ao redor do mundo. A primeira cidade planejada do Brasil não fugiria deste cenário, Belo Horizonte será representada em diversos cartões postais como signo do discurso republicano brasileiro. Através de um conjunto de postais de 1910 acompanhamos alguns dos principais edifícios ecléticos da cidade, idealizada como o que há de mais moderno no país.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-12-10
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).