Bonadei: Os Elementos Visuais, a Composição e um Possível Diálogo Artístico
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.188-200Resumen
Este artigo apresenta uma leitura de Bonadei, da compreensão dos elementos visuais, da sua composição e de sua percepção da realidade. Permite estabelecer uma leitura interdisciplinar da arte e das mudanças sociais do início do século XX, na cidade de São Paulo. Para esta pesquisa foram utilizados os princípios da pesquisa bibliográfica, tendo como material de apoio investigativo livros, artigos e imagens de suas obras xilográficas, observando o aprofundamento sobre a linha, a superfície, o volume, a luz, a cor; a composição de equilíbrio, tensão e ritmo e as relações entre figurativo e não figurativo que permitem perceber a infinidade de possibilidades e a densidade de conteúdos expressos pela forma que enfocam o campo da pesquisa documental realizada. A fonte documental constitui um material extremamente precioso para acrescentar a dimensão do tempo à compreensão do social da época. A apreciação documental favorece a observação do processo de maturidade e evolução do artista e de seus conceitos, conhecimentos técnicos de suas xilogravuras.
Palavras-chave: Bonadei. Cidade de São Paulo. Início do século XX. Diálogo artístico.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).