Um Corpo de Mulher e Resistência em Sin Titulo. Liliana Maresca con su Obra

Autores/as

  • Mariana Watanabe Barbosa Universidade Anhembi Morumbi
  • Cristiane Ferreira Mesquita

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.1-13

Palabras clave:

arte latino-americana, corpo feminino, Liliana Maresca

Resumen

Neste artigo nos debruçaremos sobre a fotoperformance Sin Tí­tulo. Liliana Maresca con su obra (1983), da artista argentina Liliana Maresca (1951 – 1994), de modo a propor um estudo a respeito do corpo de mulher enquanto dispositivo de resistência. Para tanto, articularemos as abordagens teóricas de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault e Judith Butler, e abordaremos a categoria gênero enquanto um dispositivo de controle dos corpos. Apontaremos também uma perspectiva histórica do perí­odo da ditadura militar argentina e de como as performances ganham espaço enquanto linguagem artí­stica neste contexto. Por fim, articularemos questões disparadas pela obra de Maresca com o nosso campo teórico-conceitual delineado para problematizar dispositivos de controle e afirmar o corpo feminino enquanto dispositivo de resistência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Watanabe Barbosa, Universidade Anhembi Morumbi

Mestranda em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, Bolsista pela CAPES

http://lattes.cnpq.br/9974998735529226

Cristiane Ferreira Mesquita

Psicóloga, professora e pesquisadora do PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi

http://lattes.cnpq.br/3922424679187086

Publicado

2018-12-09

Número

Sección

Artigos