Um Corpo de Mulher e Resistência em Sin Titulo. Liliana Maresca con su Obra
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.1-13Palabras clave:
arte latino-americana, corpo feminino, Liliana MarescaResumen
Neste artigo nos debruçaremos sobre a fotoperformance Sin Título. Liliana Maresca con su obra (1983), da artista argentina Liliana Maresca (1951 – 1994), de modo a propor um estudo a respeito do corpo de mulher enquanto dispositivo de resistência. Para tanto, articularemos as abordagens teóricas de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault e Judith Butler, e abordaremos a categoria gênero enquanto um dispositivo de controle dos corpos. Apontaremos também uma perspectiva histórica do período da ditadura militar argentina e de como as performances ganham espaço enquanto linguagem artística neste contexto. Por fim, articularemos questões disparadas pela obra de Maresca com o nosso campo teórico-conceitual delineado para problematizar dispositivos de controle e afirmar o corpo feminino enquanto dispositivo de resistência.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).