Les Êxtases de la Vierge de Mário Botas: Convergência Plástica e Poética
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.59-72Palabras clave:
Mário Botas, Virgem Maria, Artes Plásticas, Surrealismo PortuguêsResumen
O artigo tem como objeto de estudo a obra les êxtases de la Vierge de Mário Botas, um conjunto de desenhos que integra palavra e imagem num registo irónico e provocador, próximo do Surrealismo. Partindo da temática da Virgem Maria, o ícone cristão da maternidade imaculada, o autor questiona o ideal de feminilidade da sociedade patriarcal e os instintos puros da maternidade ao mesmo tempo que expõe a hipocrisia moral e religiosa contida nestas conceções, nomeadamente a apropriação e subjugação da mulher, baseada na negatividade do corpo, da sexualidade e do prazer.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-12-12
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).