Les Êxtases de la Vierge de Mário Botas: Convergência Plástica e Poética

Autores/as

  • Michele Coutinho Rocha Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.59-72

Palabras clave:

Mário Botas, Virgem Maria, Artes Plásticas, Surrealismo Português

Resumen

O artigo tem como objeto de estudo a obra les êxtases de la Vierge de Mário Botas, um conjunto de desenhos que integra palavra e imagem num registo irónico e provocador, próximo do Surrealismo. Partindo da temática da Virgem Maria, o í­cone cristão da maternidade imaculada, o autor questiona o ideal de feminilidade da sociedade patriarcal e os instintos puros da maternidade ao mesmo tempo que expõe a hipocrisia moral e religiosa contida nestas conceções, nomeadamente a apropriação e subjugação da mulher, baseada na negatividade do corpo, da sexualidade e do prazer.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michele Coutinho Rocha, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

[1] Investigadora a desenvolver programa de Pós-Doutoramento em Ciências da Arte na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (bolseira da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia), Doutorada em Belas-Artes/Pintura e Mestre em Teorias da Arte pela mesma Faculdade.

Publicado

2018-12-12

Número

Sección

Artigos