Percepções Sensíveis na Arte Contemporânea: concepção estética de Gilles Deleuze e Félix Guattarri
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.254-266Palabras clave:
Arte Contemporânea, Estética, Bloco de sensação, Percepto e afecto,Resumen
Este artigo propõe analisar as obras de arte contemporânea nas lentes dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattarri, bem como de teóricos que dialogam sobre a arte contemporânea como Catherine Millet, Arthur Danto, Carol Strickland, Luciano Vinhosa, Luigi Pareyson e Anne Cauquelin. Esta analise se faz a partir da concepção estética destes autores, contemplando uma perspectiva que considera a arte como um bloco de sensação composto por categorias definidas como percepto e afecto. Esta pesquisa procura responder o seguinte questionamento: Quais as percepções sensíveis que as obras de arte contemporânea provocam a partir das concepções estéticas? Tem como objetivo discutir a concepção estética em algumas obras de arte contemporânea, a partir dos conceitos dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattarri. Este estudo está embasado em uma abordagem teórico-analítica para fornecer subsídios conceituais acerca da arte e da estética como proposta que contribui para a apreciação artística contemporânea. As obras selecionadas para análise são parte do acervo do Instituto Inhotim, Museu de Arte Contemporânea em Minas Gerais, e seu estudo se efetivou a partir de coleta de registros fotográficos. Esta pesquisa mostra, que para estes autores, a arte é um composto estético que faz pensar por sensações e é compreendida como uma possibilidade criativa, promovendo a sensibilização dos sujeitos envolvidos nas manifestações artísticas nos diferentes tempos e espaços.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).