Dimensões Modernas das Revistas Ilustradas: Curitiba, Início do Século Xx
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2014.1.01.31-42Palabras clave:
imagem, revistas ilustradas, Curitiba, modernoResumen
O texto busca evidenciar a participação das imagens de revistas na elaboração de uma percepção estética ligada à vida moderna, em Curitiba no início do século XX. As revistas integraram e testemunharam uma transformação nos padrões de gosto e de comportamento cultural na cidade, num momento em que ocorria simultaneamente uma diminuição do número de revistas literárias, o fortalecimento da lógica publicitária associada à imprensa, e o surgimento de uma série de publicações ilustradas de humor e variedades sobre temas urbanos. Elas ocuparam um espaço pioneiro no que diz respeito à produção e fruição visual na cidade, contemporâneas que foram à constituição do meio artístico que recentemente vinha se formando na cidade. Neste texto, o caráter moderno das imagens publicadas nessas revistas é discutido a partir de três dimensões. A primeira refere-se ao fato de que as imagens e os conteúdos das revistas veiculavam e reforçavam esquemas de comportamento como a moda e os novos hábitos de lazer da vida urbana naquele momento. A segunda dimensão moderna da experiência perceptiva ia se constituindo a partir do próprio contato visual com as revistas, gerando novos esquemas de gosto pela assimilação de novos traçados, estilos e sutilezas visuais advindos tanto do projeto gráfico quanto das inovações nas técnicas de reprodução de cores e imagens. Já a terceira dimensão moderna refere-se ao caráter metalinguístico, enfatizado quando a imagem fala de si própria enquanto linguagem. Traço que marcou a produção de vários artistas de vanguarda noutros centros, a metalinguagem, em Curitiba, aparece antes nas imagens de revistas do que nas artes plásticas. Essas três dimensões coexistem e se sobrepõe, participando da edificação da modernidade visual em Curitiba.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).