Ação Educativa e Mediação: questões de investigação
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2014.1.01.172-182Palabras clave:
política cultural, educação em museus, ação educativa, mediaçãoResumen
Neste artigo foram reunidos tipologias, conceitos, elementos e caracterpisticas da ação educativa realizada em espaços museais a partir de um breve levantamento em publicações acadêmicas da área em acervo digital e fóruns online. Foram apresentados sinteticamente alguns aspectos da política pública, além de desdobramentos e reflexões sobre o desenvolvimento das equipes e da programação educativa. Eles são justificados pela falta de avaliação continuada desse campo e, em especial, sob o ponto de vista da demanda (BOURDIEU, 2007, 2012). A propósito da relação museu e escola e a pertinência das ações educativas se observa analiticamente a aplicação de dois conceituados modelos de educação museal. Por fim, esta breve investigação objetivou resumir aspectos da elaboração de ações educativas e possibilidades de mediação em instituições museais. Contudo, justifica-se, por limite investigativo, que não foram apresentados conceitos e referenciais teóricos adotados para o desenvolvimento desses trabalhos educativos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-05-08
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).