UNIO MYSTICA
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM POETA ROSACRUZ
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10352Palabras clave:
processo de criação poética, poética e misticismo, vivências poéticasResumen
Todos buscam vivenciar uma Vida mais amorosa e verdadeira, como se fosse algo que, por meio da poesia, nos permitisse abrir as portas de um templo sagrado, em que uma celebração mística está prestes a começar. Pode ser que se trate de um mistério a ser vivenciado, a unio mystica ou a iluminação por meio de “vivências, escutas e encontros poéticos”. Pode uma obra poética alternativa instigar a busca da iluminação? Trazer elementos que ajudem a lançar um outro olhar para a Vida? As desafiantes reflexões analítico poético-filosófico nos levam a sugerir que podemos vivenciar uma Vida mais amorosa e verdadeira. A arte poética alternativa pode nos ajudar a adentrar às portas de um templo sagrado, em que uma celebração mística poética pode acontecer e que, sem perceber, podemos vivenciar o mistério da união mística poética por meio da escuta, do encontro e das vivências que podem nos encantar e nos ajudar a nos encontrar com Deus.
Descargas
Citas
Antiga e Mística Ordem Rosacruz Amorc. Glossário de termos e conceitos da tradição Rosacruz. Org. L. E. V. Berni. Curitiba: Grande Loja de Jurisdição de Língua Portuguesa, 2011.
Braga, J. L. Comunicação, disciplina indiciária. MATRIZes, n. 2, abr. 2008, p. 74-88.
Ginzburg, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciária. In: _____. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Cia. Das Letras, 2007, p. 143-180.
Greimas, A. J.; Landowski, E. Análise do discurso em Ciências Sociais. São Paulo: Global, 1986.
Gullar, F. Ferreira Gullar dá uma aula de amor à arte na Bienal. Noticia. Disponível em https://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=25356 Acesso em 16.10.2024.
Husserl, E. Meditações cartesianas: introdução à fenomenologia. São Paulo: Madras, 2001.
Lopes, P. E. Prelúdio. In: Uhry, R. Vivências, escutas e encontros poéticos. Curitiba: Ed. Appris, 2025, p. 19-25.
Mazzucco, C. A comunicação uma arte mística. O Rosacruz, n. 312, Outono, 2020, p. 4-9.
Nogueira, S. S. Unio mystica nas tradições judaica e cristã primitiva. PLURA, Revista de Estudos de Religião, vol. 2, nº 2, 2011, p. 196-208. Disponível em https:// revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/281. Acesso em 18.10.2024.
Pessoa, F. Obra poética. Rio de Janeiro, Editora Nova Aguilar, 2003, p. 164.
Uhry, R. Vivências, escutas e encontros poéticos. Curitiba: Ed. Appris, 2025.
Zitkoski, J. J. O método fenomenológico de Husserl. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994
Descargas
Publicado
Versiones
- 2025-06-26 (4)
- 2025-04-11 (3)
- 2025-04-11 (2)
- 2025-04-09 (1)
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Internacional Interdisciplinaria de Artes Visuales - Art&Sensorium

Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).