Paisagens Digitais: Ensaio visual de digigravura
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2015.2.2.48-60Keywords:
Artes Visuais, Arte Digital, Digigravura, Gravura eletrônica.Abstract
É uma pesquisa de Artes Visuais que busca mostrar e refletir sobre o processo gráfico visual de construção de matrizes eletrônicas com base na obra de experimentação tecnológica para a elaboração de digigravuras na Amazônia. Parte-se da concepção da criação de gravuras digitais (feita no computador), cuja referência remete-se aos procedimentos da gravura histórica. O Experimental, a heurística e o conhecimento teórico sobre gravura e a poética do fazer arte reúnem-se na metodologia, tomando como central a reflexão estética em Benjamin (1994) e Schiller (2002). O desafio é conseguir uma imagem característica para designar no computador uma matriz virtual com possibilidades de produzir cópias do original. A digigravura, então, passa a ser a técnica mais emancipada e desenvolvida das artes gráficas, por que se encontra num sistema em que é permitido o confronto e o rompimento com a sacralização da obra ritual. Resultando em uma visualidade mediante os modos de exibição da gravura eletrônica na contemporaneidade: a imagem da arte reproduzida significa que é a reprodução de uma imagem de arte criada para ser reproduzida. Não basta ter a imagem na tela do computador, isso não é suficiente para verificar a qualidade da reprodução da matriz visual. É preciso, portanto, materializar o trabalho, pois a ligação entre o artista e a obra desmaterializada é a cópia, uma prova (PE e PA) com o auxílio da impressora eletrônica, codificada em um sistema de cor e/ou um anteparo para ser exibida.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).