OUTROS MODOS DE RELAÇÃO COM A IMAGEM PROJETADA: Do plano da tela para o espaço
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2016.3.1.144-152Keywords:
artes visuais, interdisciplinaridade, arte contemporânea, arquitetura, cinema expandido, corpoAbstract
O ensaio é voltado à reflexão da migração do dispositivo cinema para os espaços da arte, com o objetivo de observar as modificações ocorridas nesse dispositivo, focando a relação entre projetor/ imagem projetada/ arquitetura do espaço expositivo/ corpo do espectador. Pressupõe- se aqui que o cinema expandido antecipa muitas das problemáticas que norteiam a produção norte americana da década de 1960 e 1970. Este momento marca a passagem da escultura moderna para a contemporânea, que, sob a influência do minimalismo, abstracionismo e arte conceitual, quebra os cânones sob os quais a escultura moderna se assentava e funda novas relações espaciais.
Essa apuração se dá por meio da leitura de "Between the black box and the white cube" de Andrew V. Uroskie, "Modern sculpture reader" organizado por John Wood, David Hulks e Alex Potts, "Language of new media" de Lev Manovich, "A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual" de Edmond Couchot, "O complexo arte-arquitetura" de Hal Foster, "A escultura no campo ampliado" e "Passages" de Rosalind Krauss, "No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte" de Brian O'Doherty, "Esculpindo o espaço" de Agnaldo Farias, "The experience machine: Stan VanDerBeek's movie drome and the expanded cinema" de Gloria Sutton e "Between the black box and the white cube" de Andrew V. Uroskie.
Para demonstrar esta hipótese trago a obra "Line describing a cone" de Anthony McCall, "Shutter interface" de Paul Sharits e "Movie drome" de Stan VanDerBeek. Todas as obras foram estudadas a partir de textos escritos pelos próprios artistas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).