Fritz Alt o Crânio e a Máscara: Indagações Sobre o Retrato.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.120-133Keywords:
Fritz Alt, Crânio, Máscara, Retrato.Abstract
O presente artigo propõe a reflexão sobre o retrato, partindo da obra "A vida e a morte" do escultor Fritz Alt. A escultura divide uma cabeça em duas partes o crânio e a máscara, dois temas magnéticos para pensar a questão do retrato. O debate sobre a máscara se baseia nas máscaras funerárias e a tentativa de salvar as características do morto de maneira fiel. A ideia de que para uma cabeça ser considerada um retrato, é necessário a parecença da imagem com o rosto do modelo, é colocada em xeque, em uma ampla discussão sobre essa noção de retrato, cunhada por diversos historiadores da arte. Essas narrativas, se encontram, na tentativa de responder se a obra "A vida e a morte" pode ser considerada um retrato ou autorretrato do artista. O crânio se mostra um elemento indispensável em meio a todos esses questionamentos, abrindo outra perspectiva para pensarmos no que é o retrato, aquela que se baseia em uma antropologia da imagem e não na noção do retrato como um gênero das belas-artes.
Downloads
References
ARIÈS, Philippe. O homem diante da morte. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia.vol III. São Paulo: Editora 34, 2012.
DIDI-HUBERMAN, George. O rosto e a terra: Onde começa o retrato, onde se ausenta o rosto. Porto Arte, Porto Alegre, v.9, n.16-82, mai. 1998.
______. Ser crânio: lugar, contato, pensamento, escultura. Belo Horizonte: C/Arte, 2009
FAITANIN, Paulo. Pessoa: a essência e a máscara!. Rio de Janeiro: Revista Aquinate, n°3, 2006, p 338-346.
FRANCASTEL, Pierre. El Retrato. Madrid, Ediciones Cátedra 1978.
GOMBRICH, Ernest. História da arte. 16ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
HEINZELMANN, Silvia. Fritz Alt. Joinville: Fundação Cultural, 1991.
HUTTON, Laurence. Portraits in Plaster: The Collection of Laurence Hutton. New York: Harper & Brothers Publishers, 1894. By Project Gutenberg. Disponível em: <https://www.gutenberg.org/files/52730/52730-h/52730-h.htm#FLORIDABOY> Acessado em: 30 mar, 2022.
WARBURG, Aby. A arte do retrato e a burguesia florentina: Domenico Ghirladaio em Santa Trinití . Os retratos de Lorenzo de Medici e seus parentes. In: WARBURG, Aby. A Renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).