Processos de Criação de Oficinas de Arte para Crianças
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.106-119Keywords:
Oficinas de arte, Crianças, Processos de criação, Educação não formalAbstract
Pretende-se, neste artigo, investigar processos de criação de oficinas de arte para crianças que acontecem em instituições culturais, concebidas por arte/educadores e arte/educadoras que atuam de forma autônoma. O recorte delimitado é de oficinas que envolvem um fazer artístico, privilegiam processos criativos e possuem um caráter experimental. São práticas que acontecem dentro do tempo livre dos participantes, em um único encontro e promovem uma interação entre as crianças e seus pais ou responsáveis adultos. Situadas na esfera da educação não formal, as oficinas são contratadas de forma pontual pelas instituições culturais de maneira que fica a cargo de proponentes a definição dos elementos que as compõem, tais como: temas, linguagens, técnicas e metodologias, culminando em um conjunto de características permeado pela ausência de predeterminação. O interesse do presente trabalho é inquirir sobre como se dão os processos de criação das oficinas nesse contexto de indeterminação em um território híbrido entre a arte e a educação. Para tanto, a fundamentação teórica propõe um encontro entre o campo de investigação dos processos de criação da arte (MARINA, 1995; SALLES, 2007), da educação pela experiência (DEWEY, 1976) e da educação não formal (TRILLA, 2008).
Downloads
References
BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
DEWEY, John. Experiência e educação. 2ª edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
HOLM, Anna Marie. Fazer e pensar arte. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 2005.
MARINA, José Antonio. Teoria da inteligência criadora. Lisboa: Editorial Caminho, 1995.
MICHAELIS Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2015. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/>. Acesso em: 20 jan. 2021.
QUILICI, Patrícia M. Oficinas de arte para crianças: semeando processos criativos. Dissertação (Mestrado em Arte e Educação). Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" , São Paulo, 2021.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 3ª edição. São Paulo: FAPESP; Annablume, 2007.
TRILLA, Jaume. A educação não-formal. In: TRILLA, Jaume; GHANEM, Elie; ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Educação formal e não-formal. São Paulo: Summus, 2008. p. 15-58.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).