Corpo, Imagem, Autobiografia: A Trama Pessoal-Política de Frida Kahlo Criando Fronteiras Híbridas em Performance
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.92-105Keywords:
Arte Contemporânea, Performance Arte, Frida Kahlo, Narrativas Autobiográficas.Abstract
Este estudo se desenvolve a partir das possibilidades de criação em performance, considerando três formas de perceber o processo artístico: a performance como uma "arte do eu" ; como um "modo de existência" ; e como uma "arte de fronteira" . Entrecruzando as imagens da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) – desde uma perspectiva cultural de tais artefatos – com as narrativas autobiográficas do autor, estabelece-se uma série de relações que envolvem o atravessamento arte e vida e a valorização do corpo na criação em performance e na arte contemporânea. Deste modo, são analisadas diversas formas de compreender como tais imagens interatuam no processo de criação, tramando as experiências de vida dos corpos à uma perspectiva pessoal-política das subjetividades para fazer da performance uma práxis híbrida e fronteiriça.
Downloads
References
AGUIRRE, I. Cultura visual, política da estética e educação emancipatória. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 69-111.
ALCÁZAR, J. Performance – un arte del yo: autobiografía, cuerpo e identidad. México: Siglo XXI Editores, 2014.
BERTÉ, O. O abraço de amor de Kahlo, Estrada Zenil e eu: uma genealogia matricial a partir do corpo performativo. Santa Maria, RS: Ed. UFSM; Ciudad de México: Universidad Iberoamericana, 2020.
. O movimento criativo e pedagógico de Frida Kahlo. Santa Maria, RS: Ed. da UFSM, 2018.
CASTANHEIRA, L. Performance arte: modos de existência. Curitiba: Appris, 2018.
COHEN, R. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.
COUTO JUNIOR, D. R. Gênero, sexualidade e a teoria queer na educação: colocando em questão a heteronormatividade. In: Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, v. 11, n.1, jan./abr. 2016, p.250-270.
CUNHA, S. R. V. Cultura visual e infância. In: Anais da 31ª Reunião da ANPED. Out., 2008, p. 102-132.
DANTO, A. C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. et al. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: teorias e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FETTER, B. Das reconfigurações contemporâneas do(s) sistema(s) da arte. In: MODOS. Revista de História da Arte. Campinas, v. 2, n.3, 2018, p.102-119.
KATZ, H.; GREINER, C. Por uma teoria do corpomídia. In: GREINER, C. O corpo: pistas para estudos interdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005, p. 125-136.
LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. In: Pro-Posições, v. 19, n. 2 (56) - maio/ago. 2008, p. 17-23.
SALLES, C. A. Gesto inacabado: processo de criação artística. – 6. ed. São Paulo: Intermeios, 6ª edição, 2013.
SARZI-RIBEIRO, R. A. O dispositivo videográfico e as narrativas de si mesmo e do outro: Videocorpo. In: Palíndromo (online), v. 10, p. 101-116, jul. 2018.
TIBURI, M. Feminismo em comum: para todas, todes e todos. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
TOURINHO, I.; MARTINS, R. Circunstâncias e ingerências da Cultura Visual. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011. p. 51-68.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).