História da Arte em meio à pandemia: a experiência do Campo Remoto e da Temporada HH nos bacharelados em Artes Visuais da EMBAP/UNESPAR
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.072-080Keywords:
Ensino de História da Arte, Ensino Emergencial Remoto, EMBAP, UNESPAR, covid-19.Abstract
O presente texto relata e analisa a experiência de uma das etapas do projeto de ensino Campo Remoto, realizado durante os anos de 2020 e 2021, enquanto estratégia diante do Ensino Remoto Emergencial (ERE) desencadeado em virtude da covid-19. Intitulada HH, a atividade contemplou a adaptação do ensino de História da Arte a partir de perspectivas relacionadas à aspectos das Histórias Hegemônica, Herege, Hedionda e Heterogênea. Organizado a partir de 5 encontros, o sub-projeto HH foi constituído de apresentações de docentes, bem como de participações de alunos e de pesquisadores de pós-graduação. Tais atividades foram pensadas em consonância com os debates sobre os limites da história e da historiografia da arte em uma perspectiva relacionada à diferença, a divergência, bem como à decolonidade e aos debates identitários em oposição ao sistema de sexo/gênero.Downloads
References
ALIAGA, Gloria Cortés. (en)clave Masculino Colección MNBA In: MUSEO NACIONAL DE BELLAS ARTES. (en)clave Masculino. Santiago, Chile: MNBA, 2016. p. 17-51.
BAIGES, Maite Méndez. Camuflage. Engaño y ocultación en el arte contemporáneo. Madrid, España: Siruela, 2007.
LUGONES, M. Rumo a um feminismo descolonial. Estudos Feministas, Florianópolis, 22(3): 320, setembro-dezembro/2014.
ROCHA, João Cezar de Castro. O Brasil mítico de Marinetti. Folha de São Paulo, Caderno Mais. 12 mai. 2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra, Portugal: Almedina, 2020.
MATTIOLLI, Isadora. O corpo como questão: relações entre feminismos e arte contemporânea no Brasil. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017.
SPENCER, Si et al. Corpos. Barueri: Panini Brasil, 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).