Do objeto real ao museu imaginário: a docência no ensino superior durante a pandemia do COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.105-116Keywords:
Objeto, Museu, pandemia COVID-19, Ensino superiorAbstract
O presente artigo trata das possibilidades do ensino remoto emergencial devido à pandemia do COVID-19 para o curso de Bacharelado em Museologia da UNESPAR - Campus de Curitiba I/EMBAP. Através da possibilidade de integração virtual neste momento pandêmico, gerou-se um trabalho transdisciplinar entre as professoras das disciplinas de "Museu, Patrimônio, História e Memória" , "Documentação Museológica I" e "Administração Cultural e Marketing" , com o projeto e criação do módulo de ensino intitulado "Do objeto real ao museu imaginário" , ministrada para o segundo ano do curso de Bacharelado em Museologia. A problemática do presente projeto foi desenvolver uma aprendizagem significativa propondo que cada estudante buscasse um objeto expressivo em sua própria casa, onde encontrava-se em isolamento, para que o módulo se torne atraente e investigativo para o ensino remoto e aos temas essenciais de cada uma das disciplinas que compunham este trabalho. Os objetivos principais do módulo foram construir uma trajetória de ensino em volta do objeto, desde a análise e desenvolvimento da sua documentação museológica, suas características patrimoniais e referenciais da memória, finalizando com a sua difusão. A atividade avaliativa dessa proposta foi apresentada nos encontros finais do módulo, quando esta metodologia foi aplicada na constituição de um museu imaginário.
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