Do Físico ao Fisiológico: um estudo fenomenológico da cor nas artes
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.243-254Keywords:
Artes Visuais, Cinema, ComunicaçãoAbstract
Ao analisar o fenômeno cromático nas artes, deve-se levar em conta não só os aspectos físicos relacionados ao uso da cor, mas agrupar à percepção, os aspectos fisiológicos fornecidos pelas cores. Neste artigo, pretende-se utilizar como base o estudo fenomenológico da cor efetuado por Johann Wolfgang Von Goethe, em sua obra "Doutrina das Cores" publicado originalmente em 1810 e as experimentações posteriores de Michael-Eugéne Chevreul, efetuadas a partir da primeira edição do livro "Da Lei do Contraste Simultâneo das Cores" , de 1839. Com base no desenvolvimento das teorias fisiológicas, esta análise pretende levantar questionamentos sobre a percepção da cor e sua influência nas artes, como também perceber os elementos que fazem parte de um processo complexo de interpretação e decodificação onde a cor poderá, não apenas comunicar, sinalizar ou informar, mas tornar o observador ativo na leitura cromática de elementos apresentados aos olhos e ao cérebro.Downloads
References
ALBERS, J. A interação da cor. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
AUMONT, J. A imagem. 7º ed. São Paulo: Papirus, 2002.
BELLO, A. A. Introdução í fenomenologia. São Paulo: Edusc, 2006.
CRARY, J. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
GAGE, J. A cor na arte. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
GAGE, J. Color y Cultura: La prática y el significado del color de la Antigüedad a la abstracción. 3º ed. Madrid: Siruela, 2001.
GOETHE, J. W. V. Doutrina das cores. São Paulo: Nova Alexandria, 1993.
MANNONI, L. A grande arte da luz e da sombra: arqueologia do cinema. São Paulo: SENAC, 2003.
MERLEAU-PONTY, M. O Cinema e a Nova Psicologia. In: XAVIER, Ismail. A experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
PEDROSA, I. O universo da cor. Rio de Janeiro: Senac, 2004.
SILVEIRA, L. M. Introdução í teoria da cor. 2º ed. Curitiba: UTFPR, 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).