"O Sal da Terra" a denúncia social através da fotografia documental-arte de Sebastião Salgado sob o olhar de Wim Wenders
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.228-242Keywords:
Palavras-chave, estetização do cotidiano, fotografia sócio-documental, fotografia antropológica, fotografia documental-arte, não disjunção.Abstract
O artigo apresenta uma análise do documentário "O Sal da Terra" sobre aspectos da vida e obra sócio-documental do fotógrafo Sebastião Salgado e também de aspectos da obra de Salgado, considerando que estas duas obras estão intimamente interrelacionadas. O objetivo, então, foi compreender o documentário realizado pelos diretores Wim Wenders e Juliano Salgado em interconexão com a obra documental-arte de Sebastião Salgado e que, juntos, nos permitissem dimensioná-los a partir da noção de estetização do cotidiano. Com Sebastião Salgado nos aproximamos da fotografia antropológica, da denúncia social mediante a fotografia documental-arte e que os diretores citados realizaram uma sensível tessitura ao conseguiremestabelecer a interconexão entre ambasesferas de atuação. Uma perspectiva de inter-relação entre modalidades expressivas. A metodologia do trabalho se nutre de concepções fenomenológicas que possibilitam umavinculação profunda com a existência, sem fragmentações e nemdisjunção entre os conhecimentos.Uma das características da obra é ser um documentário que supera o modelo tradicional destegêneroe que se sustenta, também, do valor documental e artístico das séries fotográficas de Salgado. Portanto, uma obra dentro de outra, estabelecendo um diálogo profícuo e rompendo disjunções.
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