Cadernos de Desenho são Tesouros: Considerações sobre uma Produção Artística
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.296-307Keywords:
Caderno de desenho, Hupomnêmata, Desenho, Pintura.Abstract
O objetivo deste artigo é averiguar a relevância dos cadernos de desenho, na minha prática artística, e compreender de que modo eles podem ser a origem de novas produções pictóricas. A metodologia, de ordem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, possui por principal ação a comparação entre alguns esboços, presentes em certos cadernos de desenho, e três pinturas em aquarela, realizadas a partir desses desenhos preliminares. Para uma maior aproximação com essa temática, evidencia-se, sobretudo, o conceito de hupomnêmata, abordado por Foucault (2004; 2011), e investiga-se certos aspectos formais presentes nos cadernos e nas pinturas. Além disso, são estabelecidos paralelos com a criação literária a partir de Silva (2010) e Gréssilon (2007). É explorada a hipótese de que os cadernos de desenho são valiosos no meu processo criativo, na medida em que tratam-se de suportes que congregam ideias e projetos a serem desenvolvidos futuramente.Downloads
References
AGAMBEN, G. et al. Sopa de Wuhan: pensamiento contemporáneo en tiempos de pandemias. Buenos Aires, Argentina: ASPO, 2020.
BUENO, G. et al. Feira de Ciências: Romy Pocztaruk (Catálogo da exposição). Porto Alegre: Santander Cultural, 2014.
DIAS, A. M. Alguns cadernos de desenho. In: ATAS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL CRIADORES SOBRE OUTRAS OBRAS, 2011. Portugal, p. 24-29.
FOUCAULT, M. A escrita de si. In: MOTTA, M. B. da (Org.). Ética, Sexualidade, Política. Coleção Ditos & Escritos V. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2004. p. 148-179.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
GONÇALVES, F. Uma visão sobre os documentos de trabalho. Revista Panorama Crítico. Porto Alegre, nº2, Ago/Set, 2009. Disponível em < http://www.panoramacritico.com/002/artigos.php>. Acesso em: 15 jan. 2013.
GRÉSSILON, A. Elementos de Crítica Genética: Ler os manuscritos modernos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.
KHOURY, F; WEISS, L; ELUF, L (Org.). Renina Katz: Coleção Cadernos de Desenho. Campinas: Editora da UNICAMP, 2011.
SILVA, C. C. Unidade e fragmento: uma leitura da composição proustiana a partir dos cadernos 53 e 55 de Albertine. Tese (Doutorado em Letras). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
WOOLF, V. O quarto de Jacob. São Paulo: Editora Novo Século, 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/3.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).