A experiência visual no pensamento e na representação artística: percepções da criança no meio digital nas aulas remotas de arte
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.130-141Keywords:
Arte, Percepção, Experiências, Meio Digital, Pandemia, COVID-19Abstract
O objetivo deste texto é buscar uma reflexão acerca do ensino de arte visual e seus contextos e significações pelo viés das aulas emergenciais remotas em tempos de pandemia do coronavírus (COVID-19) e associar a inferência das mediações tecnológicas e com a experiência perceptiva digital em ambiente midiático de uma cultura planetária em curso da criança em fase de alfabetização. Consideramos em nosso estudo, os argumentos dos filósofos Walter Benjamin (1892-1940), Marshall McLuhan (1911-1980) e do pesquisador brasileiro Sérgio Roclaw Basbaum. Ao final, esperamos ter argumentos bastante para apresentar o potencial da tecnologia para abordar as experiências em artes visuais na formação do pensamento e na representação artística da criança.
Downloads
References
BARBOSA, A.M. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
BASBAUM, S. Sinestesia, arte e tecnologia – Fundamentos da Cromossonia. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2002.
____________. O primado da percepção e suas consequências nos ambientes midiáticos. Tese de doutoramento. São Paulo: PUC-SP, 2005.
BASBAUM, S. R. Sinestesia e percepção digital. Revista Digital de Tecnologías Cognitivas, São Paulo, v. 6, p. 245-266, 2012.
BENJAMIN, W.. "A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica" (1955) in:Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Tradução de Marijane Lisboa e Vera Ribeiro; org. Tadeu Capistrano. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
BRAGA, J. L. Mediatização como processo interacional de referência. In: MÉDOLA, A.; CORREA ARAÚJO, D.; BRUNO, F. (Org.). Imagem, visibilidade e cultura midiática. Porto Alegre: Sulina, 2007.
CAMPEN, C. The Hidden Sense: synesthesia in art and science. Cambridge, MA: MIT Press, 2007.
CASA de Farinha. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra63534/casa-de-farinha> . Acesso em: 19 de Set. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
CYTOWIC, R. Synaesthesia – a union of the senses. New York: Springer-Verlag, 1989.
DIAZ-BALERDI, I. "Museus, conflicto e identidad" a VVAA. Miscelânea Museológica. Bilbao: Universidad del País Vasco, 1994.
HOWES, D. Sensual relations – engaging the senses in cultural and sensual theory.University of Michigan Press.LEVIN, David (ed.)(1993): Modernity and the hegemony of vision. Berkeley: University of California Press, 2003.
LLANO, A. La nueva sensibilidad. Espasa Calpe, 1988.
MARCOS, A;I.R. Pensamento crítico em arte: eu noto, eu vejo, eu penso. Plataforma digital Padlet. URL: https://padlet.com/adriana_isabel3/6dn7oy5bzjymtvdi Último acesso em 19. Set. 2020.
MCLUHAN, M. Understanding media – the extensions of man. MIT Press, 2001.
_____________. Os meios de comunicação como extensões do homem. 8.ed. São Paulo: Cultrix, 1996.
MERLEAU-PONTY, M. O primado da percepção e suas consequências filosóficas. Campinas: Papirus, 1990.
____________________. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
RODRIGUES, Adriano. Estratégias da comunicação. Lisboa: Presença, 1997.
SCHOTTKER, D. "Comentários sobre Benjamin e a obra de arte" in:__ Benjamim e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Tradução de Marijane Lisboa e Vera Ribeiro; org. Tadeu Capistrano. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).