Performance autobiográfica e o sensorial no documentário contemporâneo: uma passagem para Mário (2014)
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.001-008Keywords:
Documentário, Arte Contemporânea, Performance autobiográfica.Abstract
A partir da tríade performance autobiográfica, sensorialidade e linhas de fuga, uma reflexão sobre o filme Uma passagem para Mário (Eric Laurence, 2014). O artigo busca ampliar o debate sobre fronteira, esgarçamento e amplitude de uma linguagem cinematográfica comprometida com a arte contemporânea, a autobiografia, o devir, o afeto e a experiência/engajamento sensorial do outro.
Downloads
References
BALTAR, Mariana. Realidade lacrimosa: diálogos entre o universo do documentário e a imaginação melodramática. 2007. UFF, Tese de Doutorado, Universidade Federal Fluminenese, Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
BERNARDET, Jean-Claude. Documentários de busca: 33 e Passaporte Húngaro. In: LABAKI, Amir; MOURíO, Dora. (Orgs.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
BROOKS, Peter. The Melodramatic Imagination Balzac, Henry James, melodrama and the Mode of Excess. Yale: Yale University Press, 1995.
CAGE, John. Silence. Midletown: Wesleyan University Press, 1961.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia. Volume 1. São Paulo: Editora 34, 2011.
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988.
DUBOIS, Philippe. A imagem-memória ou a mise-en-film da fotografia no cinema autobiográfico moderno. In: Revista Laika, Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual da USP, São Paulo, junho de 2012.
LAURENCE, Eric. Entrevista com o diretor. Uma passagem para Mário. Recife. In: http://www.umapassagemparamario.com.br/#diretor/. Acesso em: 22 set 2019.
LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
LINS, Consuelo. Dear Doc: o documentário entre a carta e o ensaio fílmico. In: Devires, Revista de Cinema e Humanidades. Belo Horizonte, UFMG, 2006.
MIGLIORIN, Cesar. O dispositivo como estratégia narrativa. Revista acadêmica de cinema. Disponível em: http://www.estacio.br/graduacao/cinema/digitagrama/numero3/cmigliorin.asp Acesso em: março 2019.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus, 2005.
GUERREIRO RAMOS, Alberto (1981). A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: FGV, 1981.
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Unesp, 1991.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Cinemas "não narrativos": experimental e documentário – passagens. São Paulo: Alameda, 2012.
UMA PASSAGEM para Mário. Produção e Direção: Eric Laurence. Roteiro: Eric Laurence; Mário Duques. Pernambuco, 2014. Disponível em: https://youtu.be/O3AfrmzsxE4. Acesso em 22 set. 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/3.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).